PROFESSOR

Por Profº Geraldo Alves Silva 16/10/2019 - 16:29 hs

É bastante comum nos dias que se aproxima o tradicional dia do Professor, recebermos mensagens, enviarmos mensagens, ler nos jornais, tomar conhecimento através das redes sociais de frases e mensagens que nos deixam orgulhosos da profissão que abraçamos, nos identificamos e fazemos dela o verdadeiro sacerdócio.

Mas afinal, será que nós brasileiros honramos, acreditamos, valorizamos esse profissional que dedica todos os seus dias ao encanto do socializar conhecimento, aprender junto com seus alunos o sabor da descoberta, de novos rumos, novos caminhos e novos horizontes?

Se pararmos pra pensar um pouco todas as perguntas e dúvidas que ainda possamos ter, encontraremos as mais estapafúrdias respostas que nos causam certo desalento, desencanto por tudo que fizeram e ainda continuam fazendo com essa categoria de profissionais do saber.

Até quando vamos continuar com essa cegueira de não valorizar o “Professor”?

Até quando vamos tratar tão mal aqueles que fazem tão bem aos nossos filhos, as nossas crianças e ao futuro dessa nação?

Nação/Estado/País que se preza que pensa em desenvolvimento, em progresso, em civilidade, investem todos os esforços e recursos na educação.

No nosso amado Brasil essa prática é ainda bastante tímida e o pior o pouco dos recursos destinados à educação continuam em muitos casos aplicados de forma grosseira, sem planejamento efetivo com a participação da sociedade, principalmente sem a participação da comunidade escolar.

Tais práticas terminam por si só gerando resultados nada satisfatórios, o que só tem-se conseguido reverter esse quadro com o empenho, a dedicação e o compromisso dos profissionais da educação no chão da escola ter sido nos últimos anos e com certeza pros anos vindouros, a esperança do meu sonho, do seu e de toda a sociedade.

Por isso e muito mais que isso, que tal aproveitarmos desse momento de felicitações da categoria, para iniciarmos as verdadeiras práticas saudáveis e reais da valorização do profissional da educação?

Pensemos nos nossos filhos, nas gerações presentes e futuras, começando pela valorização desse profissional.

O que eu sou, você e todos nós somos hoje, de certa forma é fruto do trabalho árduo, planejado, pensado e dedicado do Professor.

A pergunta simples do momento. Você lembra-se do seu primeiro Professor? Você já parou pra conversar com seu filho sobre a importância do Professor? Quantas vezes este ano você teve a honra e o  privilégio de dar um simples telefone pro professor do seu filho?

Ainda é tempo.