Prefeitura de Fortaleza entrega espaço de lazer requalificado no Edson Queiroz

Por Paulo Sergio 01/11/2019 - 07:58 hs

O prefeito Roberto Cláudio entrega, nesta sexta-feira (01/11), às 17 horas, a requalificação da Praça Margarida Sabóia de Carvalho, mais conhecida como a Praça da CTC, localizada no bairro Edson Queiroz (Regional VI). A praça está situada na esquina entre as Ruas Dr. Carlos Ribeiro Pamplona e Edmar Villar de Queiroz.

Margarida Sabóia de CARVALHO - Nasceu em Fortaleza, 23 de setembro de 1905, filha de Eduardo Tomé de Sabóia e Francisca Viriato de Sabóia (dona Mimosa). Professora pela Escola Normal (turma de 1922,). Professora do Colégio Castelo Branco. Líder feminista, delegada da Federação de Mulheres do Ceará ao Congresso Mundial da Paz realizado no Rio de Janeiro. Com sua irmã Hortênsia, fundou o Curso Eduardo Sabóia, de preparação ao admissão. Casada com o escritor Jader de Carvalho e mãe, entre outros oito filhos, do Senador Cid Sabóia de Carvalho.

Jornalista, cronista, escreveu: Por Entre Dedos; Crônicas; Santos do Céu - Santos da Terra; Imperfeição e A Vida em Contos. Morreu, vítima de atropelamento, em 11 de maio de 1975, isentando de culpa o motorista atropelador. 

Jáder de Carvalho é outro homem que jamais se curvou aos desmandos dos "graúdos" da sua cidade. Em troca, no entanto, teve uma vida de perseguições, tentativas de descrédito e até atentados. Nada, contudo, o impediu de ser um dos maiores poetas e jornalistas da sua época. Mas Jáder talvez não tivesse sido tudo o que foi, tudo o que representa se não tivesse tido ao seu lado, seus filhos e sua esposa, na luta diária contra a intolerância, a opressão e a covardia dos poderosos. A esposa de Jáder de Carvalho, Margarida Saboia de Carvalho, por sua vez, não tomou para si a função da dona de casa, esposa do grande escritor. Ao contrário, assumiu a função de sujeito da sua própria história, conquistando seu próprio espaço como jornalista e escritora numa sociedade marcadamente patriarcalista. E assim sendo, Margarida Saboia de Carvalho tornou-se uma das maiores cronistas do jornalismo cearense. Além de crônicas, a referida autora também escreveu contos, publicando um livro de contos denominado A Vida em Contos (1964). Os contos de Margarida Saboia de Carvalho se tingem frequentemente de cores algo pessimistas, com o que chegamos a pensar num Neo-Naturalismo, atento aos problemas sócio-patológicos de uma humanidade infeliz. Ela mesma, falando de suas personagens, confessou: "Não lhes inventei o destino, apenas narrei".

A praça, que é a 38ª área verde requalificada dentro da Regional VI, recebeu novo projeto paisagístico com a implantação de jardins, novos mobiliários urbanos, lixeiras seletivas, além da implantação de pavimentação com rampas de acessibilidade, pisos intertravados e podotátil.


A área de lazer também foi contemplada com a instalação de iluminação, paraciclo e mesas com jogos de tabuleiros. O espaço também ganhará um parque infantil, como parte do Projeto Praça Amiga da Criança, que tem à frente a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. A área de lazer receberá também uma Academia ao Ar Livre, que irá auxiliar na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A revitalização da Praça CTC integra o maior Programa de Requalificação de Praças e Áreas Verdes de Fortaleza. Já foram feitas 300 reformas de espaços públicos de lazer, por meio do município. A previsão é de que mais 150 praças sejam reformadas até 2020 em todas as regionais.

Serviço:
Entrega da Praça da CTC
Data: 01/11 (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Praça da CTC - Rua Dr. Carlos Ribeiro Pamplona (esquina com a Rua Edmar Villar de Queiroz)