Crateús recebe estudantes premiados com notebooks e ganha nova base do SAMU

Por Paulo Sergio 17/11/2019 - 09:53 hs

Para incentivar e reconhecer o bom desempenho dos estudantes de Ensino Médio, o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve nesta quinta-feira (14) no município de Crateús e, acompanhado do prefeito Marcelo Machado, realizou a entrega de notebooks para 844 alunos do Ensino Médio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) 7, 13 e 15, sediadas respectivamente, em Canindé, Crateús e Tauá.

Quitéria Ferreira Balaco é diretoria da Escola de Ensino Médio Gaspar Dutra, em Crateús. Para ela os notebooks são uma forma de incentivar os alunos a sempre buscarem metas através do aprendizado. “Esse momento é de grande importância porque incentiva nossos alunos a continuarem se esforçando, frequentando a escola, tendo bom rendimento e buscando sempre as melhores notas”, ressaltou a diretora.

Para a estudante Ingrid Bezerra, o notebook é um estímulo a mais para cada estudante. “Alguns alunos ficam desfocados, e a cerimônia com a entrega de todos esses notebooks dá uma motivação a mais, sem falar que é um computador que vai ajudar nas pesquisas e nos estudos”, agradeceu a estudante de Crateús.


O Governo do Ceará investiu R$ 11,9 milhões na aquisição de 12 mil notebooks para a premiação de estudantes da rede pública estadual em 2019. Do total geral de contemplados, 2.619 alunos de Fortaleza e 1.060 da Crede 1 receberam a premiação no último mês de outubro. A solenidade de entrega dos notebooks aos alunos das Credes 7, 13 e 15 foi realizada na sede da Crede de Crateús, onde Camilo Santana, acompanhado da secretária de Educação Eliana Estrela, falou da importância do investimento na educação.

O prêmio foi instituído pela Lei 14.483, de 2009, regulamentada pelo decreto Nº 32.584, de 18 de abril de 2018. Recebem a premiação os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos do nível médio (EJA – Médio). O objetivo é incentivar e reconhecer o bom desempenho dos alunos do Ensino Médio.

Participaram da solenidade na Crede 13, o deputado federal Júnior Mano; os deputados estaduais Queiroz, Jeová Mota, Carlos Felipe e Walter Cavalcante; além de prefeitos e lideranças da região.

Base do SAMU


Após a solenidade da entrega dos computadores, o governador Camilo Santana, acompanhado de populares, seguiu a pé um percurso de 200 metros, do prédio da Crede até a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Essa será a segunda base regional na Macrorregião Norte e a 66ª do Estado.

“Estamos entregando uma boa base para o SAMU, toda equipada, bem localizada e que vai atender toda região. São três ambulâncias com atendimento 24 horas. Serão 32 profissionais, os anjos azuis estão prontos para salvar vidas”, ressaltou Camilo Santana.


O Governo do Ceará investiu R$ 223.739,57 na reforma e adequação do prédio para o SAMU. Além disso, o Estado é responsável pelo investimento mensal com profissionais, medicamentos e manutenção do equipamento. O quadro de profissionais da saúde terá sete funcionários por turno de 12 horas, sendo um médico, uma enfermeira, três condutores socorristas e dois técnicos de enfermagem.

A nova base teve o apoio do Ministério da Saúde, que repassou as três ambulâncias, sendo duas de unidades de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado (USA).

Mais ambulâncias do SAMU

No último dia 29 de outubro, o governador Camilo Santana e o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, entregaram 49 ambulâncias para ampliação e expansão da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). Até dezembro deste ano, serão entregues mais 18 ambulâncias, totalizando 67 veículos, sendo 60 Unidades de Suporte Básico (USB) e sete Unidades de Suporte Avançado (USA, UTI móvel). Com isso, ocorrerá a universalização do SAMU 192 Ceará, com cobertura nos 184 municípios cearenses.

As novas ambulâncias vão contemplar 60 municípios: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó (2), Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Crato, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú (2), Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria (2), Santana do Acaraú, Acaraú (2), Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá (2), Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús (2), Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim (2), Granja.

O SAMU 192 Ceará funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita feita através do 192.