"Vida e Morte de Isaías Arruda. Sangue dos Paulinos, abrigo de Lampião"

Por Paulo Sergio 03/12/2019 - 15:56 hs

Os municípios de Missão Velha e Aurora, no cariri cearense, testemunharam neste último final de semana; nos dias 29 e 30 de novembro respectivamente; o lançamento de uma das mais esperadas obras da literatura sobre as temáticas cangaço e coronelismo.

Após mais de seis anos de intensa e zelosa pesquisa o escritor João Tavares Calixto Junior, apresenta seu mais novo livro: "Vida e Morte de Isaías Arruda. Sangue dos Paulinos, abrigo de Lampião", quando traz a saga desse que sem dúvidas é um dos personagens mais emblemáticos e marcantes do universo do coronelismo sertanejo.

Sexta, (29/11), o lançamento aconteceu no plenário da câmara municipal de Missão Velha, sob coordenação do também pesquisador e escritor Bosco André; Conselheiro Cariri Cangaço; já no sábado dia 30 de novembro foi a vez do salão paroquial da cidade de Aurora receber o lançamento da esperada obra.

Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "Isaias Arruda possuía uma personalidade arrebatadora, era líder inconteste e acima de tudo um predestinado. Isaias escreveria sua saga no livro de historia do sertão...

Às vezes fico pensando o que esse “Coronel Menino” assassinado aos 29 anos poderia ainda ter feito... Mas para responder essa pergunta nada melhor que adentrarmos no universo do “Vida e morte de Isaías Arruda- Sangue dos Paulinos, abrigo de Lampião”, capitaneado pelo brilhante pesquisador e escritor, meu particular amigo e conselheiro, Calixto Júnior; uma das mais gratas surpresas no campo da pesquisa do coronelismo sertanejo.

Calixto Júnior; também Conselheiro do Cariri Cangaço; a partir de um trabalho espetacular; minucioso, dedicado e responsável; de muitos anos, nos apresenta não só os acontecimentos da época, mas e principalmente o perfil, a personalidade, as relações perigosas e principais fatos que tronariam Isaias Arruda quase uma unanimidade: Um homem a frente de seu tempo.

O lançamento que aconteceu na região do cariri, acontece neste próximo mês de janeiro em Fortaleza.