Ministro promete água da Transposição para março de 2020

Por Paulo Sergio 04/12/2019 - 09:15 hs

Após visitar as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), em Salgueiro (PE), na última semana, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, garantiu que no fim do mês de março de 2020 as águas do "Velho Chico" chegarão ao reservatório de Jati, no município cearense homônimo. De lá, seguirá até o Açude Castanhão, pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC), para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Eixo Norte, responsável por transportar o recurso hídrico também para os estados de Pernambuco e Paraíba, já alcança 97,35% de execução física.

"Até dezembro aqui estará cheio. Daqui, seguirá para Milagres e levará dois meses para encher e, finalmente, chegando a Jati e no fim de março ela correrá pelo Cinturão das Águas do Ceará", detalhou o ministro, no reservatório de Negreiros, em Salgueiro (PE). No início de agosto, o próprio Canuto antecipou que o bombeamento iniciaria no mês de agosto e a previsão da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará era que a água chegasse ao solo cearense ainda este ano.

O atraso se deu por conta de reparos no dique do reservatório Negreiros, que apresentou vazamento detectado por engenheiros em 16 de agosto do ano passado. O risco de rompimento da estrutura, construída entre os anos de 2013 e 2015, assustou 35 famílias da Vila Produtiva Rural próxima, que foram retiradas por segurança. Desde então, recebeu serviços 24 horas, incluindo injeções de cimento e argamassa, melhor solução encontrada por especialistas em barragens.

Com o reparo, a terceira estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3) voltou a ser acionada e a expectativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é encher o reservatório Negreiros, que já está acima de sua cota mínima, até o fim de dezembro.

Em seguida, a água vai até a barragem Milagres, na divisa entre os estados de Pernambuco e Ceará. Após seu preenchimento, previsto para março de 2020, percorrerá, finalmente, 60 quilômetros até a barragem de Jati, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará.

DN