Professora de Umari é uma das vencedoras da Olimpíada de Língua Portuguesa

Por Paulo Sergio 28/12/2019 - 09:07 hs

O Ceará se destacou na Olimpíada de Língua Portuguesa com sete alunos e duas professoras vencedores do concurso promovido entre as escolas públicas de todo o país.

A professora Karla Valéria Alves Tavares de Sousa, de Umari, que trabalhou o gênero poema com os seus alunos da Escola Estadual Padre Manuel Pereira, foi uma das vencedoras da categoria Relato de Prática que reconhece as experiências com a realização das oficinas de texto, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.

Documentário

Na categoria Documentário, um grupo de Aracati e outro de Fortaleza levaram a medalha de ouro. Já a aluna Rúbia Ellen Campelo Costa, também da capital cearense, venceu na categoria Artigo de Opinião.

O documentário “Além das secas”, produzido pelas alunas Lethícia Alencar Maia Barros, Sabrina Soares Bezerra, Yasmin Felipe Rocha Santiago, teve a orientação da professora Gláucia Maria Bastos Marques, do Colégio Militar de Fortaleza.

Já o documentário “Meu Lugar, Ubaranas” é de autoria dos alunos da Escola Estadual Barão de Aracati: Bruna Santos Vitalino Almeida, Francisco André Silva de Moura e Lucas Cauã de Lima da Silva, sob a orientação do professor Francisco Márcio Pereira da Silva. Os alunos são do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Rúbia Ellen, aluna do 3º ano do Ensino Médio e autora do texto “Aprendimentos aterrados à beira-mar” representa a Escola Estadual Governador Adauto Bezerra. Foi orientada pela professora Suziane Brasil Coelho, que, por sua vez, venceu na categoria Relato de Prática.

Competição

A Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), reconheceu 20 produções de todas as regiões do país, quatro em cada categoria: poema (5º ano do Ensino Fundamental), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

Categoria: Relatos de Prática

Professora: Karla Valéria Alves Tavares de Sousa
Escola Estadual Padre Manuel Pereira
Gênero: Poema
Cidade: Umari – CE

DN/Centro Sul