Ceará vai contratar até 500 leitos de hospitais privados para tratamento da COVID-19

Por Paulo Sergio 22/04/2020 - 10:40 hs

O Governo do Estado divulgou edital de chamamento público para contratação de hospitais privados (com ou sem fins lucrativos) para prestarem atendimentos médico-hospitalares em leitos de UTI. O objetivo é tratar os pacientes acometidos pela COVID-19 em Fortaleza e na Região Metropolitana.  Ao todo, são até 500 leitos para a finalidade.

O documento também trata de leitos para pacientes que não estão infectados com o coronavírus – novamente Fortaleza e RMF. Eles servirão de “leitos de retaguarda” para outros casos graves.

“Os dados epidemiológicos no Ceará, até 15 de abril de 2020, foram confirmados 1.989 casos de COVID-19. Para todos os casos confirmados, o critério utilizado é laboratorial. Destes, 1.719 (86,4%) são residentes na capital e os demais no interior e região metropolitana. Foram confirmados 111 óbitos pela
doença no Estado, representando uma letalidade de 5,6%, conforme dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde”, destaca a Secretaria de Saúde.

O órgão também fala da taxa de ocupação dos leitos que, no dia 15 de abril, atingiu 100%. “Inobstante, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Estado chegou, em 15/04/2020, a 100% de ocupação, o que se agrava pela crescente demanda de pacientes críticos que necessitaram de leitos de UTI. Destarte, considerando a pressão assistencial e o esgotamento dos leitos para atender os pacientes graves, na rede própria SUS e conveniados, faz-se necessário empreender esforços para lograr ampliar, através da rede complementar e suplementar, a disponibilidade de leitos de UTI para atender os pacientes que porventura precisem de atendimento em virtude do agravamento pelo COVID-19″, finaliza o órgão.

FOCUS