Prefeitura de Lavras/CE deixa de lado a periodicidade da desinfecção de locais públicos

Por Paulo Sergio 02/05/2020 - 17:16 hs

Na luta contra o coronavírus, diversas cidades no país, adotaram a desinfecção de ruas e espaços públicos com maior circulação de pessoas.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Lavras da Mangabeira-CE, no começo de abril(02/04) até iniciou este trabalho na sede do município, visando prevenir e garantir a proteção dos lavrenses, de maneira particular da sede municipal, mas, parece que ação serviu também para o registro fotográfico e de vídeo, posto que, essa ação, que era para ser executada semanalmente para garantir mais segurança, não apenas aos comerciantes como aos clientes e moradores de Lavras/CE, só foi reeditada no começo deste mês de maio.


Foi feita a utilização de um Caminhão Pipa e apoio dos Agentes de Combate às Endemias. Os locais, segundo a SSM foram mapeados previamente pelos ACE's, com o objetivo de higienizar os ambientes onde há circulação frequente de pessoas, utilizando solução de hipoclorito com diluição devidamente recomendada por profissional químico.


Na época, Lavras da Mangabeira, ainda não havia sido registrado nenhum caso positivo do coronavírus. 

O que é de se estranhar, é que, a ação, que era para proteger e minimizar a contaminação pelo COVID-19 no território lavrense, só veio ser realizada, quase um mês após o primeiro evento, mesmo após a confirmação do primeiro caso.


O trabalho deveria prosseguir por 7 dias seguidos,  podendo ter se repetido nas mesmas áreas, de acordo com as necessidades exigidas para prevenção do coronavírus, o que daria reforço aos protocolos de enfrentamentos desta pandemia em Lavras/CE.


Um estudo publicado no periódico medRxiv revelou que o vírus pode ser detectados no ar por até 3 horas, até 4 horas em cobre, até 24 horas em papelão e até dois a três dias em plástico e aço inoxidável, daí ação ter necessidade de reedição, o que não aconteceu.