A líder técnica da OMS (Organização Mundial da Saúde), Maria van Kerkhove, disse neste domingo, 3, em entrevista que pessoas que se recuperaram da COVID-19 e, depois de semanas, tiveram resultado positivo para o vírus não foram reinfectadas. Ela afirmou ao programa Andrew Marr Show, da TV britânica BBC, que os testes estão reagindo com células mortas que emergem durante o processo de cicatrização dos pulmões.
“Não são vírus ativos, não é reinfecção, nem reativação”, afirmou ela. Os resultados positivos em pessoas já curadas acontecem porque os testes do tipo PCR , ou moleculares, analisam o material genético do coronavírus. Segundo Kerkhove, depois de várias etapas de processamento, fragmentos são lidos pelo exame. Material genético do vírus presentes nas células mortas de pulmão expelidas depois de algumas semanas pelos recuperados acaba sendo detectado nesse processo.
Apesar dos resultados, a líder técnica ainda disse que os cientistas não sabem com certeza se doentes que se curaram e desenvolveram anticorpos estão imunizados, qual a potência da imunidade e por quanto tempo ela dura.
FOCUS
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Cresce adesão de vereadores e vice-prefeitos ao grupo de Ciro Gomes e enfraquece bases mu...
Ambulância avança sinal, colide com moto e causa morte de motociclista em Sobral
Idoso abraça padre após receber notícia da morte do neto durante a missa
Decon investiga cobrança de taxa para transitar por estrada de acesso a praia em Fortalez...
Paulo Sergio de Carvalho - O vexame de Elmano em Juazeiro e os sinais que o povo está enviando
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor