Lavras/CE registra seu 01 Óbito e sobe para 05 o número de casos de Covid 19 no município

Por Paulo Sergio 04/05/2020 - 19:58 hs

O município de Lavras da Mangabeira registrou na tarde desta segunda-feira (04/05) seu primeiro óbito por Covid 19. Trata-se de uma senhora de 80 anos de idade que residia na Rua Vicente Favela, bairro do Cruzeiro (Sede do município).


O pior parece que ainda estar por vir. Em 24 horas, o número de pessoas confirmadas com o vírus, subiu para 05 casos, tendo ainda 07 casos suspeitos 01 internado no hospital São Vicente Ferrer em isolamento. 

A população atônita e preocupada com a situação pergunta: Cadê as barreiras sanitárias? Cadê as ações efetivas (Fiscalização)? 

Se as ações de enfrentamento a pandemia do Coronavírus continuam sendo intensificadas em vários municípios do estado, em Lavras da Mangabeira, não existe uma fiscalização por parte do governo municipal, nem tão pouco, por parte da secretaria municipal de saúde, ações efetivas como: distribuição gratuita de máscaras, álcool em gel, barreiras sanitárias nas entradas do município e uma fiscalização mais forte para se fazer cumprir o que foi decretado pela própria gestão publica local.


A desinfecção de locais públicos iniciado no começo de abril, somente com um caminhão tanque, atendeu o centro da cidade, após um mês, foi feita em algumas poucas ruas. Passou da hora de intensificar esse trabalho, na sede e nos distritos.

Em Lavras da Mangabeira ainda não se tem notícias de um conjunto de medidas que fossem colocadas em prática buscando salvar vidas, frear o avanço da doença e ampliar os mecanismos de combate ao novo vírus.


O que Lavras está esperando para adotar essas medidas? esperando que tenhamos mais casos? Que morra mais algum lavrense? 

O que se vê e o que se ouve das autoridades municipais locais, são apenas lamentações em redes sociais e ações efetivas, nada. Até quando?

Que as autoridades locais cuidem em traçar estratégias mais eficazes, pois, as que foram traçadas até o momento, demonstram serem ineficazes.


O certo é que, em Lavras/CE, cada gesto, cada ajuda, cada vida preservada terá sido salva pelo trabalho de profissionais(médicos, Enfermeiros, Atendentes de Enfermagem) dedicados e pelo esforço coletivo de sua gente.