Lave como mãos! Experimento de TV com luz negra mostra como vírus se espalha

Por Paulo Sergio 15/05/2020 - 09:15 hs

Um experimento conduzido pela emissora pública de televisão do Japão, NHK, mostrou a rapidez com que o novo coronavírus pode se espalhar em um ambiente fechado. O estudo foi realizado para mostrar como teria sido a disseminação da infecção em navios de cruzeiro, onde muitos locais são compartilhados.

Para realizar o experimento, a emissora colocou dez pessoas em um restaurante, e uma delas recebeu uma tinta fluorescente nas mãos. Um simulador de era de intenção que essa pessoa estava contaminada, tossiu nas mãos e começou a tocar nos objetos antes de higienizá-las.

Após 30 minutos de circulação normal das pessoas no local, apagou-se a luz e, para a surpresa geral, todas as pessoas possuíam resquícios da tinta fluorescente nas mãos. Além disso, o "vírus" foi sobre as tampas dos recipientes do buffet, os pegadores de comida, como jarras de suco, copos, entre outros objetos.

De acordo com a médica infectologista Éder Gatti, do Hospital Emílio Ribas, a experiência pode representar a realidade de disseminação do coronavírus. "O vídeo é interessante porque é feito em um ambiente onde as pessoas se servem utilizando o mesmo pegador de alimentos. Ele mostra como esses objetos podem dispersar o vírus, uma vez que há o compartilhamento de contato", analisa.

De acordo com o médico, o momento atual exige que algumas medidas sejam realizadas. Em refeitórios de hospitais, por exemplo, uma única pessoa está saciada todos os funcionários. "A colher, a escumadeira, os pegadores não ficam mais disponíveis para que cada um se sirva, ou seja, uma única pessoa sirva a todos. Hoje, essa é a atitude correta", explica.

Para a infectologista do Hospital da Unicamp, Raquel Stucchi, além de mostrar a forma que o coronavírus se espalha, o vídeo ressalta a importância de se higienizar as mãos. "A mão é o veículo mais importante de transmissão. Se alguma alguma contaminação nas mãos e elas não forem bem higienizadas, podemos transmitir para outras pessoas. Se o primeiro rapaz teve higienizado as mãos antes de tocar nos objetos, nada disso teria acontecido. Essa é a mensagem mais importante desse vídeo", aponta.