Protestos se espalham pelos Estados Unidos e 25 cidades em 16 estados impõem toque de recolher

Por Paulo Sergio 31/05/2020 - 11:58 hs

Os protestos contra a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos asfixiado até a morte pelo policial Derek Chauvin em Minneapolis, na segunda-feira, 25, seguem se espalhando pelos Estados Unidos até as primeiras horas deste domingo, 31. Por conta deles, pelo menos 25 cidades de 16 estados do país impuseram toque de recolher. Além disso, a Guarda Nacional também foi ativada em cerca de 12 estados e no Distrito de Columbia.

Em resposta, o candidato democrata à presidência Joe Biden condenou a violência dos protestos contra a repressão policial, mas disse que os americanos têm o direito de se manifestar. "Protestar contra essa brutalidade é correto e necessário. É uma resposta totalmente americana", disse Biden em comunicado. "Mas queimar propriedades da comunidade e destruí-las desnecessariamente não é. A violência que põe em risco vidas não é. A violência que destrói e fecha os negócios que servem a comunidade não é", acrescentou o candidato.

Em Ferguson, no estado de Missouri, o departamento de polícia da cidade foi danificado e evacuado segundo um tweet do Departamento de Polícia do Condado de St. Louis. Protestantes jogaram fogos de artifício, tijolos, pedras e garrafas contra policiais.

Em 2014, a ciadade já tinha sofrido com protestos violentos depois que Michael Brown, um adolescente negro de 18 anos.

AFP