Médico afirma que Itália está livre do coronavírus: “clinicamente não existe mais”

Por Paulo Sergio 03/06/2020 - 14:34 hs

O médico chefe do Hospital San Raffaele em Milão, Itália, afirmou que o novo coronavírus está perdendo sua potência e se tornou muito menos letal. No domingo, 31, Alberto Zangrillo confirmou durante entrevista à emissora RAI, a inexistência da COVID-19 no país europeu.

“Na realidade, o vírus clinicamente não existe mais na Itália. Os testes realizados nos últimos 10 dias mostraram uma carga viral em termos quantitativos absolutamente infinitesimais em comparação com as realizadas há um ou dois meses”, comentou Zangrillo.

A Itália tem o terceiro maior número de mortos no mundo em relação ao COVID-19, com 33.415 pessoas morrendo desde que o surto iniciou, em 21 de fevereiro. Apesar disso, o número de novas infecções e mortes caiu em maio e o país está desfazendo algumas das mais rígidas restrições de bloqueio para qualquer lugar do continente.

Zangrillo ainda disse que alguns especialistas são muito alarmistas quanto à perspectiva de uma segunda onda de infecções e que os políticos precisam levar em conta a nova realidade, noticiou a Reuters.