A segunda fase de um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e divulgado nessa quinta-feira (11) aponta um aumento de 53% na proporção da população com anticorpos para o novo coronavírus em todo o País em 15 dias.
A equipe de pesquisadores considerou as 83 cidades que registraram pelo menos 200 testes e entrevistas nas duas fases da pesquisa para fazer o cálculo. No primeiro momento da Epicovid19, a proporção encontrada foi de 1,7%, já no segundo, foi de 2,6%. Esses valores podem variar de de 1,5% a 1,8% na fase 1 e de 2,4% a 2,8% na fase 2 pela margem de erro.
Para a segunda fase, foram realizados 31.165 testes e entrevistas no período de 4 a 7 de junho em 133 municípios do Brasil. Na primeira, que foi realizada de 14 a 21 de maio, 25.025 testes e entrevistas foram feitos.
Em 120 cidades participantes da pesquisa, pelo menos 200 pessoas, selecionadas por sorteio, foram testadas. De acordo com informações do Portal G1, esse aumento de 53% representa preocupação para os pesquisadores por evidenciar a velocidade de contágio da doença.
"Se fosse uma corrida de Fórmula 1, infelizmente, o Brasil é, de todo o autódromo, o carro que está acelerando com maior velocidade nessa expansão do novo coronavírus", disse o coordenador-geral do estudo e reitor da Ufpel, Pedro Hallal.
A pesquisa trouxe ainda uma nova informação: estima-se que o número de casos da Covid-19 seja seis vezes maior do que o dado oficial dessas cidades. Na primeira fase, a pesquisa apontou que no Brasil o número seria sete vezes maior.
A Epicovid19 demonstrou também que há uma disparidade entre os números da pesquisa e os dados oficiais. De acordo com o estudo, 1,9 milhão de pessoas estão ou já estiveram infectadas nas 120 cidades (total de 68,6 milhões de habitantes). O número nessas cidades fica entre 1,7 a 2,1 milhões de pessoas pela margem de erro.
Entretanto, em 3 junho, um dia antes do início da pesquisa, foram contabilizados 296.305 casos confirmados ao todo nessas 120 cidades.
Outro apontamento da pesquisa revela que as cidades das regiões Norte e Nordeste são as que mais possuem pessoas com anticorpos do vírus. Boa Vista (RR) lidera o ranking e estima-se que uma a cada quatro pessoas da cidade estão ou já estiveram infectadas.
Cidades como São Paulo (SP) e Rio Branco (AC) apresentaram taxas menores na segunda fase em relação à primeira. Para Hallal, essa diminuição demonstra que não há um "aumento descontrolado da doença" nesses locais, bem como uma resposta do isolamento social ou o início da queda da curva de casos.
DN
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
“Audiovisual cearense em alta: Leo di Oliveira brilha em ‘Prazeres Insanos – Paleont...
Stela Sampaio celebra 32 anos como referência educacional em Lavras da Mangabeira
Polícia Civil prende gerente de agencia bancária de Ipaumirim
Lia nega Cid Gomes como vice de Elmano em 2026: ‘Não quis nem ser governador, vai quere...
Quem vai sobrar? Rede articula vaga ao Senado para Luizianne e amplia tensão na base gove...
Polícia Civil prende gerente de agencia bancária de Ipaumirim
Amor com dignidade: 25 casais oficializam união em casamento comunitário gratuito em Lav...
Stela Sampaio celebra 32 anos como referência educacional em Lavras da Mangabeira
Paulo Sergio de Carvalho - Governo aposta em comunicação de resultados, mas discurso sobre “início da campanha” gera ...