Supremo Tribunal Federal determina liberdade do prefeito de Uiraúna preso na operação “Pés de Barro”

Por Paulo Sergio 04/07/2020 - 17:52 hs

O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu colocar em liberdade o prefeito do município de Uiraúna, Sertão da Paraíba, João Bosco Fernandes (PSDB) que estava afastado do cargo após ser preso no final do ano de 2019 na operação denominada “Pés de Barro”. O gestor pagou uma fiança de meio milhão de reais. Além de Bosco, o assessor do deputado Wellington Roberto (PL), Israel Nunes, também foi solto mediante o pagamento de fiança.

Bosco Fernandes foi preso na Operação Pés de Barro, da Polícia Federal, realizada em dezembro de 2019 e deflagrada para combater desvios de recursos que seriam para construção de uma adutora no município de Uiraúna. O prefeito paraibano aparece em vídeo divulgado pela Polícia Federal, colocando dinheiro na cueca.

As restrições

O Ministro do STF, Celso de Mello determinou ainda que a Câmara Municipal de Uiraúna, seja notificada sobre o “afastamento cautelar de João Bosco Nonato Fernandes do mandato de prefeito municipal, bem como a proibição de seu ingresso tanto nas sedes da prefeitura e de suas respectivas secretarias quanto em todos os locais em que se exerça qualquer atividade administrativa relacionada ao município, seja no âmbito da administração pública direta, seja na esfera da administração pública indireta”.