A proporção de positividade das amostras de residentes de Fortaleza analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) caiu para 24,4%, entre os dias 21 a 29 de junho. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, divulgado na última sexta-feira, 3, esse índice de positividade também foi extrapolado para os exames que ainda aguardam resultado nos laboratórios privados.
Segundo o relatório da SMS, uma primeira onda de casos foi registrada até o fim de março, e outra de maior magnitude foi observada entre o início de abril e meados de maio, quando foi observada a tendência de redução no número diário de casos. A desaceleração foi percebida também pela redução do índice de positividade, que compreende os casos confirmados e aqueles cujos exames ainda estão em análise.
Conforme a epidemiologista Lígia Kerr explicou ao , a taxa de positividade se refere ao percentual de confirmação em relação ao total de testes realizados cujos resultados já foram apresentados. Com o índice atual de 24,4%, a cada 100 casos que estão sendo levados à suspeita, pelo menos 24 estão se confirmando na Capital. O boletim divulgado na semana anterior, em 26 de junho, apresentou uma taxa de 31%.
Segundo a SMS, a tendência de “achatamento” da curva de casos se consolidou e deve ser monitorada diariamente. “O aumento da oportunidade (rapidez) da liberação dos resultados dos exames pelos laboratórios diminuiu o número de casos em análise. Dessa forma, mesmo que todos resultados pendentes fossem positivos, o impacto no formato da curva seria mínimo”, destaca trecho do boletim. Conforme o documento, o platô de casos confirmados do ciclo epidêmico ocorreu no intervalo de 20 dias entre o mês de abril e maio.
O Povo Online
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Síndica é baleada, finge estar morta e sobrevive após ter corpo jogado em rio em Pacaju...
Censura emudece vídeo de Nikolas sobre Nordeste com 50 milhões de visualizações em 3 h...
CV exigiu R$ 3 mil de provedores de internet atacados em Alcântaras
Uma nova missão: Padre Jardel se despede de Lavras e segue para Barbalha
Censura emudece vídeo de Nikolas sobre Nordeste com 50 milhões de visualizações em 3 h...
Uma nova missão: Padre Jardel se despede de Lavras e segue para Barbalha
Homem é amarrado de cabeça para baixo em poste após tentativa de roubo em Fortaleza
CV exigiu R$ 3 mil de provedores de internet atacados em Alcântaras
Paulo Sergio de Carvalho - Meu Pai, Meu Herói — Sérgio Carvalho, um amor que a eternidade não apaga