CONTINUA: Esgotos a céu aberto incomodam moradores e comerciantes de Arrojado/CE

Por Paulo Sergio 26/07/2020 - 20:23 hs

Esgotos a céu aberto vêm incomodando os moradores do distrito Arrojado, em Lavras da Mangabeira, região do cariri cearense. O problema afeta diretamente a população local e os comerciantes. A Prefeitura Municipal de Lavras/CE, ainda não conseguiu resolver o problema e as ruas estão tomadas por esgotos que correm a céu aberto. 


Travessa Dr. Magela Lima

O problema de esgotos a céu aberto atinge diretamente os moradores e comerciantes da Travessa e Avenida Principal Dr. Magela Lima; a Rua José Caetano próxima a uma torre de antena da operadora de telefone, além da Rua Antônio Gonçalves. Alguns comerciantes e moradores afirmam que o problema existe há cerca de seis anos.

A dona Maria fica indignada com a situação. “O mau cheiro é diariamente aqui na rua e com esse cheiro forte das fezes passando não consigo ter uma refeição diária merecida”, contou a moradora. Proprietários de estabelecimentos que vendem alimentos também reclamam bastante por causa do esgoto e temem a contaminação.


Não existe saneamento no distrito capaz de fazer a interligação do esgoto de suas casas para uma rede coletora, mas, essa não existe.

A secretária municipal de Meio Ambiente, e a vigilância sanitária são cobradas, informam que vão enviar uma equipe ao local, mas, eles nunca apareceram e o problema só se agrava a cada dia.


Após as eleições de 2016, ainda no mês de dezembro, o Prefeito Ildsser Alencar foi ao distrito e na ocasião foi cobrado para resolver o problema. Passados quase quatro anos, o Prefeito se quer voltou ao distrito nem tão pouco tomou providências cabíveis para o devido reparo.

Esgoto a céu aberto também é crime ambiental. ... Falta de saneamento básico, por exemplo, é um crime ambiental de proporções sociais gravíssimas. A conclusão é do professor Enéas Salati, diretor técnico da Fundação Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).