Público forma longa fila no primeiro dia de testagem gratuita de Covid-19 na Praça do Ferreira

Por Redação DN 17/08/2020 - 11:05 hs

O púbico formou, na manhã desta segunda-feira (17), longas filas no primeiro dia de testes para detectar o novo coronavírus, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. O atendimento começou às 8 horas, com registro de aglomeração e tumulto entre pessoas que querem receber as senhas.

Segundo a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Liana Perdigão, foram distribuídas 100 senhas pela manhã e serão fornecidas outras 100 no período da tarde. Agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estão no local para organizar as filas.

"As pessoas podem vir a qualquer dia. De segunda a sexta-feira nós estaremos atendendo de 8h até as 16h. E esse Centro não vai acabar amanhã. Esse Centro vai ficar aqui na medida que a gente tiver necessidade de fazer a testagem do PCR, que é o exame específico que estamos oferecendo aqui", explicou a diretora do Lacen, Liana Perdigão.  

O Centro de Testagem na Praça do Ferreira tem a capacidade para realizar até 150 testes por dia, sendo 750 por semana. Qualquer pessoa, mesmo sem apresentar sintomas, poderá ser testada. Para ter acesso ao exame, basta comparecer ao local e levar um documento oficial com foto. A estrutura do espaço foi cedida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

O Centro de Testagem em Fortaleza realiza testes de biologia molecular em tempo real, o RT-PCR. O exame, feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias, detecta a existência do vírus no organismo. As amostras coletadas serão analisadas no Lacen e o resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Digital Saúde do Governo do Estado

Serviço:
Centro de Testagem na Praça do Ferreira, em Fortaleza
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas
Local: Rua Floriano Peixoto, Centro

DN