Massacre atribuído ao Boko Haram mata mais de 100 na Nigéria

Por Redação UOL 30/11/2020 - 08:13 hs

Pelo menos 110 pessoas morreram em um massacre atribuído ao grupo terrorista Boko Haram no nordeste da Nigéria. O balanço está em uma declaração do coordenador humanitário das Nações Unidas (ONU) no país africano, Edward Kallon.

"Pelo menos 110 civis foram cruelmente assassinados e muitos outros ficaram feridos", disse. Segundo Kallon, esse foi o atentado "mais violento" contra civis na Nigéria em 2020. O massacre ocorreu ontem no vilarejo de Koshobe, situado perto da cidade de Maiduguri, capital do estado de Borno.

Essa região tem maioria muçulmana e é o principal foco de atuação do Boko Haram, que deseja implantar um regime fundamentalista islâmico no norte da Nigéria. De acordo com uma milícia pró-governo, os agressores amarraram camponeses e os degolaram. Também existe a suspeita de que dezenas de mulheres tenham sido sequestradas.

"O país inteiro foi ferido por esse ataque sem sentido", afirmou o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari.

O Boko Haram pegou em armas em 2009 e, desde então, já matou mais de 20 mil pessoas no país.No entanto, o grupo se tornou mundialmente conhecido em 2014, quando raptou quase 300 estudantes de uma escola em Chibok, muitas das quais continuam desaparecidas. (ANSA).