Hospital Leonardo da Vinci realiza mais de 1.200 cirurgias eletivas em Fortaleza em dois meses

Por Redação G1/CE 22/12/2020 - 09:55 hs

O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), localizado em Fortaleza, realizou mais de 1.200 cirurgias eletivas desde que passou a oferecer os procedimentos, há cerca de dois meses. Segundo a Sesa, desde o dia 13 de outubro, foram feitas cirurgias nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia geral.

O HELV foi reaberto em março deste ano, para atender a pacientes suspeitos de Covid-19, sendo referência no atendimento no Estado. A unidade, que era da iniciativa privada, passou a integrar a rede pública de saúde do Ceará no dia 26 de novembro, quando o governo assinou um decreto para a aquisição.

Entre as cirurgias mais recorrentes na unidade, estão as relacionadas ao setor de otorrinolaringologia, com 12 procedimentos por dia, em média, segundo a coordenadora do setor do HELV, Débora Lima. “São feitos, em média, 12 procedimentos por dia só de ouvido, nariz e garganta, e a maior parte das cirurgias de amigdalite e adenoide é realizada em crianças”.

Conforme o coordenador do Centro Cirúrgico do HELV, Jefferson Oliveira, medidas de prevenção contra o coronavírus foram tomadas para reforçar a segurança dos pacientes. “Montamos um esquema para garantir que o paciente tenha que comparecer o mínimo possível ao hospital. Isso diminui o risco de contaminação pela Covid-19 e nós conseguimos indicar a cirurgia de forma segura e rápida”, explicou.

A adolescente Lorrane Castro, 15 anos, foi uma das beneficiadas com os procedimentos. Após oito anos convivendo com a dificuldade de respirar por conta de um desvio de septo, a jovem natural de Pacajus, município da Região Metropolitana, foi submetida a uma cirurgia de septoplastia e turbinectomia no nariz no Hospital Leonardo da Vinci.

“Eu vivia muito cansada, até na escola eu sofria muito sem poder respirar direito. Não conseguia ter atividades como os outros colegas. Agora eu posso respirar bem. É uma vida nova e eu vou aproveitar bastante”, relata Lorrane.

O HELV atende pessoas encaminhadas pela Central de Regulação. Após o agendamento e realização da consulta, os pacientes fazem todos os exames necessários ao pré-operatório, incluindo o teste para Covid-19.

Caso o resultado seja negativo, a cirurgia é marcada. Se o exame for positivo, o paciente é orientado a ficar em isolamento em casa por 14 dias até estar recuperado e apto para realizar o procedimento cirúrgico.

Atualmente, o Hospital Estadual Leonardo da Vinci conta com 93 leitos cirúrgicos, sendo 84 de clínica cirúrgica e nove de Unidades de terapia Intensiva (UTIs). Atuam na unidade 139 médicos, entre otorrinolaringologistas, urologistas e cirurgiões gerais.

O HELV possui, também, 100 leitos exclusivos para atendimento a casos de Covid-19, sendo 34 de enfermaria e 66 de UTI. A depender da demanda, o hospital tem capacidade para ativar até 195 leitos.

/CE