Governador do AM anuncia decreto que proíbe circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus

Por Redação DN 14/01/2021 - 19:25 hs
Foto: Michel Dantas/AFP
Governador do AM anuncia decreto que proíbe circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus
Situação é gravíssima nas unidades de saúde de Manaus

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta quinta-feira (14), um decreto que proíbe a circulação de pessoas em Manaus no período de 19h e 6h. O decreto também proíbe o funcionamento de atividades não essenciais. A medida vale por 10 dias, a partir da publicação do documento previsto para acontecer ainda nesta quinta-feira.

Manaus enfrenta um colapso no sistema de saúde devido ao avanço dos casos de Covid-19. Além de faltar oxigênio nas unidades, a cidade sofre com hospitais e cemitérios lotados.

De acordo com Wilson Lima, dentre as novas medidas de restrição contra a Covid, estão:

  • suspensão do transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios do estado;
  • fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas entre 19h e 6h;
  • farmácias devem funcionar, entre 19h e 6h, por delivery ou sob demanda;
  • circulação de pessoas só será permitida, entre 19h e 6h, para quem trabalha em áreas estratégicas: saúde, segurança pública, imprensa.

O governador afirmou também que o Estado do Amazonas entrou com uma ação na Justiça para que a empresa fornecedora de oxigênio garanta o abastecimento nas unidades de saúde em quantidade suficiente para atender a todos.

Transferência de pacientes

O Ministério da Saúde mobilizou governadores de pelo menos sete estados para receber pacientes de Covid-19 transferidos do Amazonas. As ações foram tomadas devido ao quadro epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, com falta de oxigênio em unidades hospitalares.

Os traslados começam ainda nesta quinta-feira (14), segundo Wellington Dias (PT-PI). Os primeiros pacientes chegam a Teresina no início da noite.

DN