Prefeitura de Lavras da Mangabeira ultima preparativos visando o ENEM

Por Paulo Sergio 16/01/2021 - 05:07 hs

O Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) começa a ser aplicado neste domingo (17/01) e, para dar mais tranquilidade e não correr o risco de esquecer algo na última hora, a Prefeitura de Lavras da Mangabeira/CE através da Secretaria Municipal de Educação, apresentou através das redes sociais, uma lista do que é permitido e do que não é permitido nos dias de prova para que os candidatos, desde já, se organizem para o exame.


O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro.

O município se preparou para atender a todas as normas e protocolos de saúde pública para proteger os participantes, bem como aqueles que estarão diretamente a frente do exame contra o corona vírus. O Prefeito Ronaldo da Madeireira, determinou que as secretarias de saúde, educação bem como o departamento de transportes montassem um “time” pronto para a realização do exame em Lavras da Mangabeira. 


O Departamento de Transportes do Município colocou toda sua frota a disposição dos participantes. A Secretaria de Saúde do Município, através do Agente Francisco Mira Landim (Bitú) do Departamento de Endemias, fez a desinfecção dos veículos.


A Secretária de Educação do Município Geórgia Macêdo, alerta que neste ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista.


Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova. 

A Prefeitura de Lavras disponibilizou aos participantes, nove rotas de forma gratuita, confira:



Dicas Importantes da SME de Lavras/CE:

Levar lanche e água é permitido

Como se trata de uma prova longa, também é recomendado que os participantes levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

Cartão de Confirmação é recomendado

É recomendado também que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante. 

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho. 

Itens proibidos 

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico. 

Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. A Declaração de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.