Nível do Rio Salgado aumenta com as chuvas caídas em todo o Cariri

Por Paulo Sergio 15/03/2021 - 18:42 hs

O Rio Salgado, em Lavras da Mangabeira, porta do Cariri cearense, voltou a ter seu leito aumentado por conta das chuvas dos últimos dias na região.


A grande quantidade de água se deu por conta das chuvas que caíram em Mauriti, Missão Velha e Abaiara, onde tivemos registros de até 145 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


As chuvas no chamado "Cariri Leste” ajudam a aumentar este volume, porque um dos seus principais afluentes é o Riacho dos Porcos, que nasce no município de Porteiras. Em seu trajeto é abastecido pelo Riacho São Miguel, que nasce no distrito de São Miguel, em Mauriti. A água segue por Milagres e deságua no Rio Salgado.


Na manhã desta segunda-feira(15/03) as águas do Salgado chegaram a ocupar parte dos batentes da Praça do Nunca que fica as margens do Rio, atraindo no fim da tarde, mesmo na pandemia, muitos curiosos.


Bom lembrar que o volume do rio ganha também as águas da transposição do Rio São Francisco, onde sua vazão é acompanhada por um equipamento próprio que esta instalado na Ponte sobre o rio na BR 230 em Lavras da Mangabeira - Ceará.  


O Rio Salgado é o principal afluente do Rio Jaguaribe. As águas que caem na Região do Cariri também contribuem para a recarga do Açude Castanhão, principal responsável por abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que apresenta atualmente 10,37% de sua capacidade.