ECMO: entenda a terapia que está sendo feita em Paulo Gustavo

Por Mariana Garcia, G1 04/04/2021 - 20:28 hs

ECMO: entenda a terapia que está sendo feita em Paulo Gustavo
Paulo Gustavo trava batalha contra a Covid; parentes, amigos e fãs fazem corrente pela melhora do at

Internado desde 13 de março para tratamento contra a Covid-19, o ator Paulo Gustavo apresentou uma piora no quadro e passou a utilizar uma terapia chamada ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Ou seja, a oxigenação do paciente será feita por uma membrana fora do corpo.

Em alguns pacientes, o pulmão se torna incapaz de absorver o oxigênio. Por isso, é preciso “substituir” o órgão. É nessa hora que a ECMO entra. O equipamento age como um pulmão artificial e oxigena o sangue fora do corpo.

“A função da ECMO é repousar o pulmão. A terapia é ponte para a recuperação. Na Covid-19 existe uma inflamação muito séria no pulmão. Por causa dessa inflamação, o ar não entra e não tem oxigenação. Por isso, o pulmão fica incapaz de manter o corpo oxigenado. A terapia, então, devolve o sangue oxigenado para o corpo”, explica o fisioterapeuta cardiorrespiratório e de Terapia Intensiva, Fábio Rodrigues.

"Na maioria dos casos de Covid, o dano está no pulmão. Vemos uma dificuldade de oxigenação, o pulmão está muito lesado, muito afetado. O órgão não consegue trocar com a ventilação tradicional e a ECMO entra para ajudar na oxigenação e suporte para o paciente devolvendo o sangue oxigenado artificialmente", explica Rafaela Gato, cardiologista pediátrica e diretora do programa de ECMO do departamento de cardiologia do Sabará Hospital Infantil (SP).

Quando o paciente está na máquina, ele precisa estar sedado. "O pulmão passa a ser a membrana. Controlamos o gás carbônico e o oxigênio por essa membrana. Deixamos o pulmão parado para desinflamar", completa Rodrigues.

Apesar de semelhantes, a ventilação mecânica não é igual a ECMO. O ventilador dá oxigênio, promove as trocas gasosas e dá pressão para o pulmão ficar aberto. Ele não substitui o pulmão. Ele vai favorecer a fisioterapia e a recuperação do pulmão. No entanto, o suporte tem um limite.

"Quando o ventilador não consegue fazer o pulmão funcionar bem, se o pulmão está lesado e não consegue fazer mais a troca de oxigênio, a ECMO está indicada. As trocas dos gases serão controladas pela máquina", explica a cardiologista do Sabará Hospital Infantil.

Segundo Rafaela Gato, a terapia ECMO foi muito utilizada em 2009, por causa da H1N1. “Tivemos um pico de assistência em ECMO em 2009, quando a terapia voltou a ser falada e consolidada. E agora, com Covid, de novo. Estamos fazendo estudo coletivo dos centros que trabalham com ECMO no Brasil e estamos vendo boas histórias e boas taxas de sobrevida”.

  • Veno-venosa: utilizada em pacientes com insuficiência respiratória. O sangue é retirado de uma veia central, passa pela membrana extracorpórea onde é realizada a troca gasosa e retorna por uma veia central. Essa é a terapia usada nos casos de Covid-19 e também no ator Paulo Gustavo.
  • Veno-arterial: utilizada em casos de insuficiência cardíaca. Fornece tanto suporte respiratório como circulatório. O sangue retorna para o sistema arterial e fornece suporte hemodinâmico, além do suporte ventilatório.

O equipamento pode ser usado em pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos. Ele também está disponível tanto na rede privada quanto pública. "Não é uma modalidade de terapia disponível só para o paciente particular", reforça Gato.

Os especialistas explicam que não existe prazo para o paciente ficar na ECMO. "Ele pode ficar o tempo que for necessário. O que determina a retirada da máquina é: excesso de coágulo no circuito, sangramento excessivo ou se o pulmão melhorou", diz Rodrigues.

 G1