Lavras/CE: Dia D da Vacinação contra Gripe(Influenza) no Município

Por Paulo Sergio 24/04/2021 - 09:38 hs

Hoje é o dia D da vacinação contra a gripe em Lavras da Mangabeira/CE, sede e distritos.


Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde realiza campanhas anuais para prevenção da gripe de cepas, como a H1N1 e a H3N2. A eficiência das vacinas é de 60% a 70%.


O vírus Influenza é responsável por causar sintomas como:

  • febre alta;
  • cefaleia;
  • dor muscular;
  • tosse seca;
  • entre outros.

Esses sintomas podem perdurar por vários dias ou até semanas. O quadro da doença pode se tornar grave caso atinja pessoas com idade avançada ou que convivem com doenças crônicas.


Geralmente a campanha contra a gripe é realizada em abril, mas como a imunização contra a Covid-19 está em andamento, o calendário da vacina da gripe de 2021 está sendo dividido em três fases diferentes, podendo se estender até agosto:


A decisão de dividir a vacinação em fases aconteceu para evitar aglomerações em postos de atendimento e proteger a população das cepas comuns e da Covid-19.


Inclusive, a imunização contra a gripe comum ocorre todos os anos porque o vírus sofre mutações constantes. A campanha vem sendo realizada sempre no início do ano para o organismo criar os anticorpos até o inverno chegar, visto que é a época que há maior incidência do vírus.



No entanto, com tantas dúvidas acerca da imunização contra a Covid-19, diversos grupos populacionais têm duvidado da eficácia das vacinas, sendo que ambas são igualmente importantes na batalha contra a pandemia.