Maior iceberg do mundo, A-76, se desprende de geleira na Antártica
O maior iceberg do mundo se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártica, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) na noite desta quarta-feira (19). Imagens de um satélite do programa europeu Copernicus registraram o bloco de gelo.
O iceberg A-76, de quase 170 km de comprimento e 25 km de largura, tem área total de 4.320 quilômetros quadrados. Ele está à deriva no Mar de Weddell, no oceano Antártico. O seu tamanho é quase 14 vezes superior ao de Fortaleza - 312,353 km², segundo o IBGE.
Até então, o maior iceberg do mundo era o A-23A, com superfície de 3.380 quilômetros quadrados, também à deriva no Mar de Weddell, conforme a ESA.
O A-76 foi observado inicialmente pelo British Antarctic Survey (BAS), organismo de pesquisa britânico para as zonas polares que tem uma base próxima ao local.
As imagens do imenso bloco de gelo foram registradas pelo satélite Sentinel-1, que integra o Copernicus. O Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos afirmou que o iceberg A-76 iniciou a separação da plataforma de Ronne em 13 de maio.

Ele se desprendeu e uma gigantesca plataforma de gelo, chamada Larsen C, e correspondia a 12% da superfície dela. Outras partes da plataforma, situada na ponta da península antártica, desintegraram-se em 1995 e em 2002.
DN


Paulo Sergio de Carvalho - O vexame de Elmano em Juazeiro e os sinais que o povo está enviando
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor