Crato recebe ultrafreezer com capacidade para armazenar vacinas da Pfizer

Por G1 CE 25/05/2021 - 09:47 hs
Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
Crato recebe ultrafreezer com capacidade para armazenar vacinas da Pfizer
Ultrafreezer possui a capacidade de resfriamento em até -80°C para acomodar as doses de vacinas

O município do Crato, na Região do Cariri do Ceará, contará com um ultrafreezer com capacidade de resfriamento em até -80°C, suficiente para acomodar as doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Crato é uma das cidades aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE) como aptas a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech; elas requerem temperatura negativa 70°C para se manterem em condições de uso.

O ultrafreezer foi obtido em parceria entre a prefeitura da cidade com Universidade Regional do Cariri (Urca). O ultrafreezer tem capacidade de 546 litros e dois compartimentos individuais, o que, segundo a pasta, facilita o manejo das vacinas sem o risco de elas perderem qualidade ou redução de validade.

"Ele tem a capacidade de 546 litros ele está dividido em dois compartimentos. Os dois compartimentos a gente deixou todo disponível para a vacina", explicou o professor e pesquisador da Urca, Irwin Rose Alencar de Menezes.

Segundo Irwin Alencar, o equipamento é ideal para conservar as amostras dos imunizantes. O professor e pesquisador lembrou que o ultrafreezer é utilizado pela Urca para guardar amostras biológicas.

“Esse equipamento foi adquirido através de um edital de pesquisa e ele é utilizado na instituição para conservação de amostras biológicas que é um caso por exemplo da vacina da Pfizer. A ultrafrizer é uma geladeira com temperatura muito baixa. Um comparativo da geladeira que nós temos em casa a geladeira normal fica em uma temperatura entre 0ºC e 8ºC e o frízer da geladeira vai em uma temperatura entre -12ºC e -17ºC. Nosso ultra frizer chega a uma temperatura de -80ºC. Ele tem uma condição ideal para conservar a amostra da vacina da Pfizer”.

A secretária de saúde do Crato, Marina Feitosa, espera receber o lote das vacinas Pfizer/BioNTech ainda esta semana. “A nossa expectativa é que ainda esta semana o Estado se posicione em relação a próxima remessa de distribuição para os municípios”.

A gestora da saúde explicou que toda a equipe responsável pela aplicação do imunizante recebe capacitações de especialistas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).