Fortaleza registra queda de 70% nas mortes por Covid entre maio e junho

Por Redação CN7 06/07/2021 - 17:46 hs
Foto: Reprodução
Fortaleza registra queda de 70% nas mortes por Covid entre maio e junho
A média móvel de casos também registrou queda na capital cearense

O médico epidemiologista e gerente da célula de vigilância epidemiológica, Antônio Lima, informou nesta terça-feira (6), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, que Fortaleza registrou uma queda no número de mortes por Covid-19 entre os meses de maio e junho deste ano.

“A partir de maio e principalmente em junho, para você terem uma ideia, entre maio e junho nós tivemos redução de aproximadamente 60, 70% de casos e 60, 70% de óbitos, se contarmos a média móvel”, explicou Antônio Lima. Ainda de acordo com ele, a média móvel de mortes também sofreu redução na capital cearense e, atualmente, registra 10 óbitos por dia. “Estávamos em um patamar de 30 óbitos por dia de média móvel e agora estamos em um patamar de menos de 10 e que vai se estabilizar entre 5 e 10 óbitos. Estamos hoje com uma das letalidades menores do Brasil”, relatou.

A média móvel de casos da doença, em Fortaleza, também registrou queda. Isso ocorreu, principalmente, nos últimos 15 dias. No início de maio, por exemplo, a capital cearense chegou a registrar uma média de 800 casos. “Foi uma redução muito consistente e importante de casos, que continua sendo muito claramente perceptiva para todos nós”, afirmou Antônio Lima. Os primeiros registros de declínio da Covid-19 em Fortaleza aconteceram no mês de abril. “Esse declínio era um declínio de casos um pouco instável, tinha algumas oscilações, queda, depois aumentava um pouco. A partir de maio o declínio se estabilizou e ganhou velocidade e também essa desaceleração da doença na cidade de Fortaleza”, disse.

Atualmente, a taxa de positividade dos exames realizados na capital é de 10% em testes analisados por laboratórios da rede pública. A cada 100 pessoas, 10 testam positivo para o coronavírus. “O cenário epidemiológico é um cenário bom, mas não é o adequado, principalmente por causa das novas variantes, mas se tivermos um esquema vacinal adequado vamos sair dessa”, acredita.

Bairros com maior índice de mortes

Segundo dados divulgados pelo boletim epidemiológico, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os bairros MondubimPrefeito José Walter e Barra do Ceará são os que apresentam maior número de mortes provocadas pelo coronavírus na capital cearense.

CN7