Bolsonaro volta a atacar CPI e chama Omar, Renan e Randolfe de '3 patetas'

Por Redação UOL 12/07/2021 - 11:07 hs
Foto: Reprodução/Foco do Brasil
Bolsonaro volta a atacar CPI e chama Omar, Renan e Randolfe de '3 patetas'
O presidente Jair Bolsonaro fez novas críticas à CPI da Covid em conversa com apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a CPI da Covid e chamou os três líderes da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), respectivamente presidente, vice-presidente e relator, de "três patetas".

"Quem acredita nisso [denúncia de corrupção apurada pela CPI]? Só aqueles três patetas da CPI, o Renan, o Omar e o saltitante [termo de cunho homofóbico utilizado com frequência por Bolsonaro para se referir ao senador Randolfe Rodrigues]", disse o presidente na manhã de hoje a apoiadores na saída do Palácio do Alvorada.

Na conversa, publicada no YouTube pelo canal Foco do Brasil, Bolsonaro minimizou a denúncia de corrupção no Ministério da Saúde envolvendo a negociação com a empresa Davati e a suposta prevaricação de que é acusado no caso da compra da Covaxin.

O presidente lembrou ainda o caso da compra de leite condensado pelo governo para reforçar sua posição de que essas denúncias reveladas pela CPI não terão sequência.

"A história está bem clara, não enxerga quem não quer. Lembram do 'escândalo do leite condensado'? Por que não apuraram? Tem 3 milhões de latas escondidas aí, tomo 200 latas todo dia", afirmou Bolsonaro.

Copa América

Sobre a Copa América, o presidente ironizou declaração de Renan Calheiros quando o Brasil decidiu sediar a competição e disse que os números de óbitos e casos de covid-19 caíram no país durante o período de disputa do torneio.

"Quando decidi que a Copa América ia ser no Brasil, lembram o que o Renan falou? 'A copa das mortes'. Passaram-se 30 dias, o número de óbitos caiu bastante, de infecções também. As narrativas deles não se sustentam", declarou Bolsonaro.

Dados do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, mostram que, apesar da queda, a média diária de mortes por covid-19 está acima de mil há 172 dias, enquanto no ano passado o máximo que ficou acima desse patamar foi 31 dias. Além disso, três estados registraram alta nas mortes por covid-19: Acre, Roraima e Paraná.