Prefeito Ronaldo da Madeireira acompanha mutirão da catarata de Lavras da Mangabeira

Por Paulo Sergio 10/09/2021 - 10:28 hs
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Prefeito Ronaldo da Madeireira acompanha mutirão da catarata de Lavras da Mangabeira
Prefeito Ronaldo da Madeireira acompanha mutirão da catarata de Lavras da Mangabeira

O prefeito Ronaldo da Madeireira, acompanhado da primeira Dama e Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Lavras/CE, Izabely Alencar e da Secretária de Saúde do Município Giancarla Queiroz, esteve nesta quinta-feira (09/09), no Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar na cidade de Cedro/CE, para acompanhar o início do Mutirão de Catarata realizado pela equipe médica do Ambulatório de Oftalmologia.



No primeiro grupo foram operados 29 pacientes, ficando os 34 restantes para serem operados no final do mês, num total de 53 pacientes.

O objetivo do Mutirão é zerar a fila de espera por cirurgias de catarata em Lavras da Mangabeira, uma demanda reprimida por quase dois anos. 


O procedimento é simples, tanto na cirurgia como na recuperação, sendo que o paciente não necessita de internação. Todas as cirurgias são feitas numa pactuação entre Estado e Município.

 

Para a secretária municipal de Saúde, Giancarla Queiroz, os mutirões ajudam muito a população. “Os mutirões de catarata, assim como de outras cirurgias devem ser incentivados. É um processo dinâmico e ajuda na resolução dos problemas na área da saúde e, é isso, que pretendemos fazer no caso das cirurgias eletivas”.


O Prefeito Ronaldo aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe do Ambulatório de Oftalmologia e para conversar com os pacientes que aguardavam pela cirurgia. “Neste mês estão sendo realizadas 53 cirurgias de catarata, temos ainda várias demandas para cirurgia de pterígio, nossa intenção é aumentar esse número para que possamos atender mais rapidamente essas pessoas que estão há muito tempo na fila”, garantiu.

A reportagem acompanhou o gestor municipal que viu de perto a emoção das pessoas que depois de muito tempo conseguirão restabelecer a visão. “Isto é muito gratificante, esta é a maior recompensa do homem público”, ressaltou O Prefeito Ronaldo da Madeireira.