Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos por complicações de câncer no intestino

Por Redação UOL 19/09/2021 - 16:18 hs
Foto: Reprodução
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos por complicações de câncer no intestino
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, em Itatiba (SP)

O ator Luis Gustavo morreu hoje aos 87 anos em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino. A informação foi confirmada pela TV Globo.

O intérprete dos eternos Mario Fofoca, de "Elas por Elas", e tio Vavá, de "Sai de Baixo", era casado com Cris Botelho e deixa os filhos Luis Gustavo, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e Jéssica, fruto de seu casamento com a atriz Desireé Vignolli, além da neta Marina.

Luis Gustavo era tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, também atores. Nas redes sociais, Cássio lamentou a morte de Tatá, apelido que acompanhou Luis Gustavo por toda a vida.

"Luis Gustavo! Informo que meu querido Tatá, faleceu hoje, vítima de câncer! Descanse na luz e na paz!!! Obrigado por tudo, meu amado tio."

Trajetória

Nascido em 2 de fevereiro de 1934, em Gotemburgo, na Suécia, de pais espanhóis, Luis Gustavo chegou ao Brasil ainda criança e adotou São Paulo como cidade do coração. O ator passou os últimos anos morando em Itatiba (SP).

Começou a carreira trabalhando durante cinco anos atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista. Em seguida, tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que, por acaso, fez a sua estreia como ator, na peça "Mas Não se Matam Cavalos", de Horace McCoy.


Sua primeira novela foi "Se o Mar Contasse", na TV Tupi, em 1964. Também na emissora, atuou em "O Sorriso de Helena", "O Direito de Nascer", "O Amor Tem Cara de Mulher' e 'Estrelas no Chão".

No teatro, em 1967, ganhou o prêmio de melhor ator da APCT (ssociação Paulista de Críticos de Teatro) pela atuação em "Quando as Máquinas Param", de Plínio Marcos.