Vulcão nas Ilhas Canárias entra em erupção; não há risco de tsunami

Por Diário do Nordeste e Estadão Conteúdo 19/09/2021 - 16:27 hs
Foto: Desiree Martin/AFP
Vulcão nas Ilhas Canárias entra em erupção; não há risco de tsunami
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, a erupção é de pequeno porte e não há riscos de tsunami até

O vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19). Nesta semana, o alerta amarelo de risco já havia sido acionado pelas autoridades locais. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), a erupção é de pequeno porte e não há riscos de tsunami até o momento

Adormecido por décadas, o vulcão começou a dar sinais de atividade moderada desde o último sábado (11), segundo o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca).

VEJA VÍDEO DO VULCÃO NAS ILHAS CANÁRIAS:

RISCO DE TSUNAMI É BAIXO

Localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, estudos indicam que, caso tenha erupção explosiva, pode provocar um tsunami capaz de atingir as Américas, e o Brasil, na região Nordeste.  

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o pesquisador do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Afonso Rodrigues, explicou que as chances de a possível erupção causar um tsunami que atinja o Brasil são baixas.  

"É muito pouco provável que isso aconteça. A distância é muito grande e o vulcão é muito pequeno. É provável que a gente tenha vulcanismos, mas vulcanismo, mesmo em ilhas oceânicas, não significa dizer que possa causar tsunami, muito menos que possa ser de magnitude suficiente para alcançar o litoral brasileiro", esclarece.

ABALOS SÍSMICOS

Segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, a atividade sísmica do vulcão "se acelerou nas últimas horas, com intensa atividade sísmica superficial". O órgão informou que os abalos são sentidos pela população da região. Desde o início das atividades do vulcão, foram 6.632 tremores detectados - 327 só neste domingo.

Os eventos, para especialistas, são considerados comuns gerados pela atividade vulcânica. "É natural. Quando a gente tem vulcanismo no Havaí, por exemplo, normalmente eles estão acompanhados de abalos sísmicos", explica Rodrigues. 

PRESIDENTE IRÁ PARA A ILHA

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha, conforme anunciou seu gabinete. "Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York" para participar da Assembleia Geral da ONU, "e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos", informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.

ONDE FICA LA PALMA

La Palma, com uma população de 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias na costa oeste da África

No ponto mais próximo da África continental, eles estão a 100 quilômetros do Marrocos. A última erupção no arquipélago espanhol foi registrada em 2011, debaixo d'água, na ilha de El Hierro.

DN