Discussão de passaporte vacinal tem bate-boca, mordida e troca de socos após cartaz com suástica

Por Paulo Sergio 21/10/2021 - 12:23 hs
Foto: Divulgação
Discussão de passaporte vacinal tem bate-boca, mordida e troca de socos após cartaz com suástica
Confusão generalizada começou após símbolo nazista ter sido exibido por grupo contrário ao projeto

A sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (20) - que discutia sobre a exigência do passaporte vacinal em eventos esportivos na cidade - foi suspensa após invasão de manifestantes contrários à proposta. O grupo expôs cartazes em repúdio ao projeto e um deles continha a imagem de uma suástica, símbolo nazista.

O vereador Idenir Cecchim (MDB), que presidia a sessão, pediu imediatamente que a mulher que carregava o cartaz se retirasse. Houve bate-boca, empurrões e até troca de socos entre os manifestantes e alguns vereadores.


O tumulto só terminou quando os manifestantes foram embora após a ação da segurança da casa legislativa e a chegada da Guarda Municipal e Brigada Militar. Na confusão, o vereador Cláudio Janta foi mordido em um dedo da mão.

Veto parcial

Os vereadores discutiam o veto parcial do prefeito Sebastião Melo (MDB) ao projeto. Apesar de tê-lo sancionado, Melo vetou a emenda que obrigava o ingresso do público aos eventos mediante apresentação de carteira de vacinação, alegando que este era um assunto que estava sendo discutido na Câmara.

O prefeito teria tomado essa decisão para evitar atrito com parte da base, vereadores bolsonaristas que são opositores à vacinação obrigatória contra a Covid-19.

Uma hora depois do episódio a sessão foi retomada e os vereadores seguiram discutindo o veto do prefeito que ao final da tarde foi mantido com 18 votos a favor da derrubada e 14 contra. Eram necessários 19 votos para derrubar o veto.

DN/ESTADÃO