Ciro planeja iniciar caravana em regiões com maior apelo por “terceira via”

Por Gustavo Uribe da CNN 10/05/2022 - 14:34 hs
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Ciro planeja iniciar caravana em regiões com maior apelo por “terceira via”
O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes

O pré-candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, planeja iniciar caravana pelas regiões Sul e Sudeste, as quais apresentam maior potencial para a chamada “terceira via”.

O ex-governador cearense teve de adiar o início das viagens pelo país após ter sido diagnosticado nesta segunda-feira (9) com Covid-19. Ciro aparece na terceira colocação nas pesquisas de intenções de voto.

A ideia é que o giro seja iniciado na quarta semana de maio. E que seja focado inicialmente nas unidades da federação em que o apelo seja maior por uma candidatura fora da polarização entre PT e PL.

No Sul, por exemplo, onde deve ser iniciada a caravana de Ciro, os presidenciáveis da “terceira via” chegam juntos a 17%, de acordo com a pesquisa Ipespe, sendo que o nome do PDT obteve 10%, segundo o último levantamento realizado no início de maio.

No Sudoeste, que apresenta os três maiores colégios eleitorais do país, a “terceira via” somou 14%, tendo Ciro obtido 7%. A aposta no partido é que, isolado na terceira posição, Ciro possa herdar os votos dos demais nomes com a aproximação do pleito nacional.

A caravana do pedetista foi apelidada de “Rebeldia da Esperança”, slogan elaborado pelo marqueteiro João Santana para a campanha do presidenciável. A programação é que o périplo seja realizado nos meses de maio, junho e julho.

Ela deve ter início no Rio Grande do Sul, berço político do PDT, e passar, em um primeiro momento, pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.