Cid Gomes volta às articulações e PDT deve acelerar definição de nome para disputar governo

Por Redação O Povo 27/06/2022 - 09:23 hs
Foto: Thais Mesquita
Cid Gomes volta às articulações e PDT deve acelerar definição de nome para disputar governo
Cid Gomes, recuperado, volta a liderar articulações internas

Afastado do processo de definição do candidato do PDT ao Governo do Ceará após uma doença e um breve período focado em Brasília, o senador Cid Gomes (PDT) já estaria de volta a Fortaleza e entrará, nos próximos dias, "com tudo" nas articulações da dinâmica interna do partido para a eleição de 2022 no Estado.

Nas últimas semanas, a falta de participação mais ativa de Cid tem sido objeto de protestos dentro da base, uma vez que o senador é visto internamente como o principal estrategista e articulador político do PDT - acima até do irmão Ciro. "A impressão é que só se decide para valer algo se o Cid estiver na reunião", disse, na semana passada, um deputado pedetista.

O retorno do senador para as conversas ocorre também uma semana após tensões dentro do próprio PDT provocarem, na última terça-feira, a convocação de uma "reunião de emergência" de deputados estaduais do partido para realinhamento de discurso. Após cinco horas de muito bate-boca, os parlamentares lançaram nota pregando união interna.

Além do voto de união, a bancada pedetista lançou nota destacando apoio "unânime" à candidatura de Ciro Gomes (PDT) a presidente. Horas antes do encontro, o vereador Adail Júnior (PDT) inclusive acusava correligionários, em discurso na Câmara Municipal de Fortaleza, de "esconderem" o presidenciável do partido em ações de pré-campanha.

Na visão de diversos pedetistas, o atual clima tenso no partido torna mais que aguardado, portanto, o retorno de Cid ao comando das rédeas. Nos últimos dias, chegaram a circular até rumores de que o senador poderia ser o candidato do PDT ao Governo, em uma tentativa de aplacar tensões entre pedetistas e petistas no Estado.

Presidente estadual do PDT, o deputado André Figueiredo confirma o retorno de Cid aos debates do partido. Ele destaca ainda que a sigla deverá fazer nos próximos dias uma série de reuniões com o objetivo de "afunilar" mais o processo de definição da candidatura da sigla, hoje dividida entre quatro pré-candidatos - a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o deputado Mauro Filho e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão.

Ele destaca que o processo deverá ter participação decisiva dos próprios pré-candidatos. "Vamos nos reunir nos próximos dias com os quatro pré-candidatos para definir quais serão os critérios de escolha, para materializar o processo de sucessão. Em termos de qualidade, por exemplo, os quatro são igualmente competentes. Mas queremos discutir, conjuntamente com os quatro, para saber se o potencial eleitoral será levado em conta, entre outros", diz.

"Queremos discutir internamente, o Cid vai participar, o Ciro também, para que a gente efetivamente saia com aquele que realmente represente melhor o caminho que queremos", destaca o parlamentar.

Em entrevistas recentes, Cid e Ciro Gomes têm destacado principalmente dois pontos como fundamentais para a escolha do candidato do PDT: aceitação popular e apoio dos demais partidos da base aliada. Na última pesquisa registrada para a disputa do Governo do Ceará, o pré-candidato do PDT que se sai melhor é Roberto Cláudio, que soma 35% das intenções de voto contra 40% do principal pré-candidato da oposição, Capitão Wagner (UB).

O ex-prefeito, no entanto, é hoje o nome com maior número de resistências dentro da base aliada, sofrendo pressões contrárias tanto do PT quanto do MDB do ex-senador Eunício Oliveira. Em outro cenário, a governadora Izolda Cela também aparece bem colocada, somando 29% das intenções de voto, contra 44% de Capitão Wagner.

OPOVOonline