Cidades do Ceará registram temperatura mínima de 17,2º graus

Por Redação G1/CE 05/07/2022 - 09:09 hs
Foto: Divulgação
Cidades do Ceará registram temperatura mínima de 17,2º graus
Cidade serrana de São Benedito registrou 17,2ºC na manhã desta terça-feira (5)

Cinco cidades cearenses registraram baixas temperaturas na manhã desta terça-feira (5), variando entre 17,2ºC no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, a 19ºC em Aiuaba. Os dados são Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

 

A queda nas temperaturas coincide com o inverno no Hemisfério Sul, que começou às 6h13m do dia 21 de junho, a partir do evento astronômico conhecido como solstício de inverno. O evento marca o início da estação mais fria do ano na parte sul do planeta.

 

A queda de temperatura em cidades cearenses na madrugada e início da manhã desta segunda-feira (4) ocorreu devido à ausência de nebulosidade, ou seja, redução das nuvens, conforme explica a meteorologista Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

 

Os termômetros oficiais de Fortaleza marcaram 22ºC, às 6h desta segunda. Em regiões serranas e no interior do estado a temperatura foi ainda mais baixa.

 

"O período principal de chuva já passou, então tem menos nuvens no céu, a maior parte da nebulosidade já sumiu. Então, ao longo do dia, tem muita radiação solar e tardes muito quentes. Ao longo da noite, sem nebulosidade, a gente perde esse 'cobertor', que impede ou às vezes dificulta a perda radiação solar, assim a perda radioativa é maior, e a temperatura vai caindo ao longo da noite e da madrugada", explica a meteorologista.

 

Segundo a Funceme, a medição dos termômetros de rua é diferente da aferição nos termômetros oficiais do órgão. "Pela manhã, a temperatura vem surpreendendo, hoje, por exemplo, em Fortaleza, tivemos registros nos termômetros oficiais de algo em torno de 22,5ºC, 22,6ºC, às seis da manhã. Parece bem frio. Essa é a média esperada para a temperatura mínima", explica Meiry.


G1