Ceará tem 44 cidades em alerta para o risco de chuvas e ventos fortes

Por André Costa 04/08/2022 - 15:07 hs
Foto: Divulgação
Ceará tem 44 cidades em alerta para o risco de chuvas e ventos fortes
Há risco de chuva de até 30 milímetro por hora ou, além de ventos intensos de até 60 km/h

Após quase um mês sem alertas de chuvas e ventos fortes para o Ceará, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir aviso meteorológico para 45 cidades do Estado. Nestas localidades, há risco de chuva de até 30 milímetro por hora ou, além de ventos intensos de até 60 km/h.

Nesse alerta, de nível 1, é baixo o "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas". O aviso meteorológico emitido nesta quinta-feira, dia 4, é válido até às 10 horas de amanhã (5), podendo, contudo, ser renovado a depender das condições climáticas.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.

  1. Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
  2. Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  3. Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
  4.  Diário do Nordeste