Padrasto e menino de 5 anos foram assassinados após o homem trocar de facção criminosa no Ceará

Por Messias Borges 10/09/2022 - 10:40 hs
Foto: Divulgação/ SSPDS
Padrasto e menino de 5 anos foram assassinados após o homem trocar de facção criminosa no Ceará
Duas armas de fogo foram apreendidas na posse dos suspeitos de cometerem a tentativa de chacina

Ezhequyel Vieira Rodrigues Morales, de apenas 5 anos, foi morto a tiros, no Município de Poranga (a cerca de 350 km de distância de Fortaleza), no último dia 1º de setembro, em uma ação de uma facção criminosa de origem cearense, segundo a investigação policial. A mãe do menino acredita que ele foi assassinado "por maldade".

O padrasto de Ezhequyel, Ronaldo Martins Rodrigues, 42, também foi executado, enquanto a mãe e um tio da criança foram baleados e levados a um hospital com vida. Quatro suspeitos de participar da tentativa de chacina já foram capturados.

A morte de Ezhequyel Morales foi o terceiro caso de criança morta no Ceará, em um intervalo de duas semanas. Nos últimos três anos, 30 crianças tiveram a vida ceifada pela violência.

Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, testemunhas contaram à Polícia Civil do Ceará (PC-CE) que o crime foi motivado porque Ronaldo Rodrigues "rasgou a camisa", ao sair de uma facção cearense e aderir a uma facção rival, de origem carioca, o que desagradou antigos comparsas. Ele respondia por tentativa de homicídio, na Justiça Estadual.

Quatro homens armados e de máscaras descartáveis (comumente utilizadas para proteção contra a Covid-19) arrombaram a porta de uma residência, na zona rural de Poranga, por volta de 4h da madrugada do dia 1º de setembro deste ano. Segundo testemunhas, eles se identificaram como policiais e começaram a atirar.

O tio da criança ainda tentou se esconder atrás de uma porta, mas foi a primeira pessoa a ser atingida pelos disparos. Depois, os criminosos se dirigiram para um cômodo onde encontraram e balearam Ronaldo, Ezhequyel e a mulher, companheira e mãe das vítimas fatais, respectivamente.

O menino dormia em uma rede quando foi alvejado. Perguntada pelo policial que colhia o depoimento se acredita que o assassinato do filho foi acidental, a mãe de Ezhequyel negou e disse que "foi por maldade".

QUATRO SUSPEITOS CAPTURADOS PELOS CRIMES

Logo após o duplo homicídio e as duas tentativas de homicídio, equipes das polícias Civil e Militar do Ceará (PMCE) iniciaram diligências em busca dos criminosos, que resultaram na captura de quatro suspeitos. Os trabalhos policiais contaram com apoio da Inteligência e da Coordenadorias de Inteligência (Coin) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

DN