PDT aciona TSE contra apoiadores de Lula por apropriação de marca de Ciro

Por Paulo Roberto Netto 18/09/2022 - 11:10 hs
Foto: Filipe Barbosa/Futura Press/Folhapress
PDT aciona TSE contra apoiadores de Lula por apropriação de marca de Ciro
09.set.2022 | Ciro Gomes em campanha em Londrina (PR)

O PDT acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o candidato a deputado federal Augusto de Arruda Botelho (PSB) por apropriação de identidade visual de campanha. A representação também mira o perfil @jairmearrependi, de apoio ao ex-presidente Lula (PT). O partido alega que ambos utilizaram de um filtro chamado "Prefiro Lula" que seria uma cópia do filtro "Prefiro Ciro", usado pela campanha do pedetista.

O processo foi distribuído à ministra substituta Maria Claudia Bucchianeri e pede a suspensão do uso da identidade gráfica por apoiadores de Lula. A ação foi movida pelos advogados Walber Agra e Ezikelly Barros, do núcleo jurídico da campanha de Ciro Gomes.

Segundo o PDT, ao usar o filtro com a mesma identidade visual da campanha do pedetista, Arruda Botelho e demais apoiadores de Lula estariam causando "confusões na mente do eleitorado brasileiro".

"A partir do uso da expressão 'Prefiro' e a utilização das mesmas cores da respectiva propaganda eleitoral utilizada pelo Senhor Ciro Gomes, denota-se a similitude criando, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais capazes de confundir o eleitorado brasileiro", afirmam.

Os advogados afirmam ainda que, ao se apropriar da identidade visual, cria-se a percepção no eleitorado que "agora a opção é votar no Lula".

"Isso leva o eleitor a grave erro, pois não há nenhum movimento na Campanha do Ciro para o apoio ao candidato Lula. A Fake News reside justamente nisso, o de levar uma mensagem de apoio quando essa mensagem não existe", afirmam.

Procurado pelo UOL, Augusto de Arruda Botelho afirmou, em nota, que a representação do PDT "não tem qualquer fundamento" do ponto de vista legal e será julgada improcedente.

"Do ponto de vista político, estamos diante da eleição mais importante desde a redemocratização do país em que as pesquisas apontam dois candidatos: um representa a democracia e outro a barbárie. É uma pena não ter Ciro, um quadro muito competente, do lado daqueles que esse ano tem a chance de acabar com o pesadelo bolsonarista já no dia 02/Out. Seguirei trabalhando para que seus eleitores, em sua maioria democratas, se juntem a nós na luta contra a barbárie", afirmou.

O perfil @jairmearrependi disse, também em nota, que a paródia e a sátira em eleições são "algo comum em todas as democracias".

"Uma coisa que foi feita como uma piada interna entre pessoas que acompanham o perfil, e com pouca adesão, acabou ganhando grande proporção devido a divulgação feita pelo próprio administrador do perfil do candidato no Twitter em busca de um fato, fazendo triplicar em menos de 12 horas o uso do bottom. E vai aumentar ainda mais agora", disse o perfil.

"Por fim, costumo sempre ressaltar que não desgosto do candidato e tenho bom convívio com parte de sua militância, ele só não é o meu no momento. E prefiro acreditar que ele desconhece o envolvimento de seu nome nesse tipo de ação minúscula, sendo mais uma trapalhada criada por sua assessoria", complementou o perfil.

UOL