Lula e Bolsonaro partem para a baixaria na reta final da campanha

Por Reinaldo Polito 20/09/2022 - 08:41 hs
Foto: Nelson Almeida/AFP e Marcos Corrêa/PR
Lula e Bolsonaro partem para a baixaria na reta final da campanha
Lula e Bolsonaro partem para a baixaria na reta final da campanha

Os eleitores dizem ter medo da violência. O DataFolha descobriu que 40% dos eleitores pesquisados acreditam que há grande chance de violência no dia do pleito. E mais, que 9% deixarão de votar por esse mesmo motivo.

Se tanta gente está com um pé atrás por causa desse risco de confronto, por que os candidatos estão se tornando cada vez mais agressivos contra seus oponentes? Essa atitude não poderia fazer com que perdessem votos, em vez de conquistá-los?

Quase todos os candidatos afirmam que não desejam contendas raivosas, que preferem a harmonia e o entendimento, que buscam a paz. Só que na primeira oportunidade, assim que saem do confessionário, já partem para a pancadaria.

Esse comportamento não é nenhuma novidade. Robert Louis Stevenson, na sua extraordinária obra "O estranho caso do Dr. Jeckyll e Mr. Hyde", traduzida por essas bandas como "O médico e o monstro", surpreendeu o mundo com essas duas facetas de personalidade que coabitam em todos nós e que às vezes se revelam de forma inimaginável.

Ou seja, parece que as pessoas dizem ser como julgam que seria correto se comportar, mas agem de acordo com seus "instintos mais primitivos", como diria o "filósofo" Roberto Jefferson. Não precisamos ir tão longe para entender como certas crianças se formaram.Lula bate acima da medalhinha

Só para dar um exemplo do que está acontecendo na campanha dos dois principais oponentes. Em entrevista na CNN, Lula comparou, com todas as letras, Bolsonaro ao líder nazista Adolf Hitler e ao fascista Benito Mussolini: "A destruição da política permitiu que surgisse Bolsonaro e, na Alemanha, Hitler, e, na Itália, Mussolini". Ulalá, essa foi acima da medalhinha!

Bolsonaro vai na jugular

Bolsonaro também foi na jugular. Disse em Sorocaba, interior de São Paulo, que Lula é um capeta que quer implantar o comunismo no Brasil. Em Porto Alegre, afirmou que o petista é um ladrão e que deu "um péssimo exemplo para o Brasil e para o mundo". Nada poderia ser mais afrontoso.

Tudo leva a crer que daqui em diante será ainda pior. Parece mesmo que os candidatos estão convencidos de que esses ataques pessoais desconstroem a imagem do adversário e são importantes para conquistar o voto dos indecisos e daqueles que desejam tornar sua decisão útil.

Vamos ter paciência porque em menos de duas semanas já saberemos se eles estão certos ou errados com essa briga de arquibancada.

UOL