TSE derruba propagandas de Lula e Bolsonaro por informações falsas

Por Victor Fuzeira 18/10/2022 - 14:43 hs
Foto: Arte MetrópolesFábio Vieira/Metrópoles
TSE derruba propagandas de Lula e Bolsonaro por informações falsas
Decisões tomadas nesta tarde são distintas e partiram de ministros diferentes

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou em caráter liminar, nesta segunda-feira (17/10), duas propagandas veiculadas pelos candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na TV. As decisões são distintas e partiram de ministros diferentes, mas tiveram as mesmas motivações, como divulgação de informações falsas e ofensas pessoais.

Mais cedo, a ministra Maria Claudia Bucchianeri não autorizou que Lula apresentasse inserções de 30 segundos, cada, e que já haviam sido retiradas do ar pela Corte. Em uma delas, o petista acusa Bolsonaro de envolvimento com milícias e casos de corrupção.

Em outra publicidade, o petista compara a família do atual presidente a uma quadrilha, citando casos de rachadinha envolvendo o filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), enquanto ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, por sua vez, determinou que fosse retirada do ar uma propaganda de Bolsonaro veiculada no domingo (16/10), em que acusava o petista de “desprezo” pelos brasileiros. Na decisão, o magistrado argumento que a campanha bolsonarista teria usado uma fala de Lula de forma descontextualizada.

Na ocasião, em maio de 2020, Lula afirmou o seguinte sobre a pandemia da Covid-19: “Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus, porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem, que os cegos comecem a enxergar, que apenas o estado é capaz de dar solução a determinadas crises”.