O Ceará teve uma redução de 61% no número de roubos de carga, no período de janeiro a maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgadas nesta sexta-feira (14). Em 2018, o estado já havia fechado o ano com uma diminuição de 21,3% no número de crimes desse tipo, se comparado a 2017.
No ano passado, foram registrados 121 crimes de roubo de carga no período, contra 47, neste ano. Para André Costa, secretário da Segurança Pública, os bons resultados nos números se deve ao empenho das polícias cearenses, apoiadas pelas estratégias e tecnologias aplicadas no combate aos crimes de mobilidade.
“Os números são reflexos do trabalho das Polícias Civil e Militar, e Polícia Rodoviária Federal, em todo o Estado, seguidos das estratégias montadas com o emprego do sistema de videomonitoramento e do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia). Nós investimos forte no combate ao roubo de carga, e isso tem um impacto na vida das pessoas, no preço final de diversas mercadorias, além da redução no custo do transporte e dos seguros. Continuaremos com esse foco, visando contribuir cada vez mais com a melhoria das vidas dos cearenses.”, destaca.
De acordo com o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Diego Barreto, a investigação da Polícia Civil é imprescindível, pois é com ela que toda a cadeia criminosa em torno dos roubos de carga é desarticulada.
“Só em 2018, mais de 200 criminosos foram presos pela DRFVC. Agora, em 2019, continuamos com esse trabalho intenso em busca de identificar os envolvidos nos delitos, principalmente os receptadores, que são aqueles que fomentam o roubo de carga. Além das organizações criminosas, atuamos também na identificação do patrimônio adquirido por meio desses crimes”, ressaltou.
Barreto também ressalta o papel da tecnologia no fortalecimento da atuação da Polícia Civil. “Essas ferramentas revolucionaram o combate ao roubo e ao furto de carga, proporcionando um acesso mais rápido às informações dos suspeitos, bem como das vítimas. O que acaba proporcionando uma resolutividade maior dos crimes”, concluiu.
G1
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Cresce adesão de vereadores e vice-prefeitos ao grupo de Ciro Gomes e enfraquece bases mu...
Ambulância avança sinal, colide com moto e causa morte de motociclista em Sobral
Idoso abraça padre após receber notícia da morte do neto durante a missa
Decon investiga cobrança de taxa para transitar por estrada de acesso a praia em Fortalez...
Paulo Sergio de Carvalho - O vexame de Elmano em Juazeiro e os sinais que o povo está enviando
Mauro Benevides - Decoro parlamentar vilipendiado
Tom Barros - A retomada de um sonho tricolor