Comunidades na zona rural de Lavras/CE veem sonho de décadas se tornar realidade

Por Paulo Sergio de Carvalho 28/11/2022 - 09:53 hs
Foto: LAVRAS CE TV WEB
Comunidades na zona rural de Lavras/CE veem sonho de décadas se tornar realidade
Comunidades na zona rural de Lavras/CE veem sonho de décadas se tornar realidade

Os moradores das comunidades de Boqueirão e Tabuleiro Comprido, na Zona Rural de Lavras da Mangabeira, estão em festa. É que a Prefeitura de Lavras da Mangabeira entregou nesta sexta-feira (25/11) e sábado (26/11) a construção de duas passagens molhadas nas localidades para melhor o ir e vir da população. As obras vão possibilitar que os moradores sigam para os compromissos sem ter de passar, literalmente, por dentro de um riacho.


BOQUEIRÃO


Para comemorar a entrega das obras, solenidades foram realizadas nos locais com a presença das comunidades. O gestor municipal Ronaldo da Madeireira aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores.

 

A obra orçada em R$ 210.165,99 é recurso de emenda parlamentar do Deputado Lavrense Heitor Ferrer.

A reforma e ampliação da passagem molhada foi um compromisso na campanha de 2020 pelo então candidato a Vereador Samuel dos Mundocas que buscou o então candidato a prefeito Ronaldo da Madeireira corroborando com o compromisso assumido junto as comunidades daquela região. “Essa passagem molhada que foi construída aqui na comunidade do Boqueirão vai mudar bastante a realidade dessas famílias. Estamos saindo daqui com um sentimento de muita alegria e dever cumprido por ter ajudado a população. São intervenções como essa que nos fazem lembrar de tantas outras obras que a gestão do prefeito Ronaldo realizou e que vai deixar um legado importante para a cidade, melhorando a vida daqueles que mais precisam”, destacou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Dr. Fábio Peixoto.    

O agricultor Assis Gondó, que costumava passar muitas das vezes por dentro d’água, agora trafega livremente pela via que passa por cima do riacho. “Só tenho que agradecer ao prefeito Ronaldo da Madeireira por essa obra. Agora quando eu fizer as minhas compras vou poder trazer tudo em casa, sem aperreio. Estou muito feliz mesmo. Até um socorro a gente vai poder ter. Imagine a alegria”, comemorou o idoso.

 

Além da passagem molhada, a prefeitura realizou melhoria também no acesso as localidades da região, uma máquina do tipo Patrol também foi usada para melhorar o tráfego na via carroçável.


TABULEIRO COMPRIDO


Já na comunidade de Tabuleiro Comprido, um sonho também acabou se tornando realidade. A construção da passagem molhada sempre foi o gargalo das comunidades daquela região rural do distrito de Mangabeira. Aguardada por mais de 30 anos, os moradores já haviam perdido a esperança na construção do benefício.

Para o Prefeito de Lavras da Mangabeira, "No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio-termo". Ainda em campanha, o então candidato a prefeito e hoje atual gestor do município se comprometia na realização desse sonho. Sonho esse transformado em realidade no seu segundo ano de gestão.

Em 2011, o casal Vicente Crente, ex vereador e vice-prefeito de Lavras, esteve no local ao lado de sua esposa Joana Crente, hoje vereadora - para ver de perto os relatos de sofrimento da população que agora ficam somente na lembrança. “O nosso sofrimento realmente acabou com essa obra que é um sonho pra todo mundo dessa comunidade. Imagine você ter de passar por dentro de um riacho todos os dias para sair de casa e ir a rua ou mesmo ao hospital. Nossas vidas vão mudar muito a partir de agora. Eu mesma tinha medo de passar por aqui na época do inverno”, comentou a moradora Dona Maria Ivanilda, atual presidente da Associação daquela comunidade.


A obra construída teve recursos alocados através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Fernando Santana no valor de R$ 275.026,92.


O prefeito Ronaldo da Madeireira faz questão de informar sobre a origem dos recursos alocados por parlamentares cearenses para o município dando a devida publicidade.