Chuva em MG causa 2 mortes; corpo de garota é achado dentro de carro

Por Redação UOL 08/12/2022 - 08:54 hs
Foto: Reprodução de vídeo
Chuva em MG causa 2 mortes; corpo de garota é achado dentro de carro
Na Av. Bernardo de Vasconcelos-BH, carros foram arrastados por enxurrada durante fortes chuvas

Pelo menos duas pessoas morreram por causa do temporal que atingiu a Região Metropolitana de Belo Horizonte na noite de ontem, causando enxurradas, desmoronamentos e deixando pessoas ilhadas. Uma das vítimas foi um idoso e a segunda, uma adolescente encontrada dentro de um carro.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a primeira morte confirmada foi a de um homem atingido por um muro que desabou no bairro de Palmital, no município de Santa Luzia.

A idade da vítima não foi informada, mas as informações iniciais são de que ele era um homem idoso.

O corpo da segunda vítima, uma adolescente de 17 anos, foi encontrado na manhã de hoje dentro de um carro no bairro Jardim Encantado, em Vespasiano, município vizinho a Santa Luzia.

A garota estava dentro de um veículo arrastado por uma enxurrada. O motorista do carro conseguiu se salvar ao se agarrar em um bambuzal, mas a garota foi levada pela água.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil de Belo Horizonte, as chuvas começaram a atingir a capital mineira de forma intensa por volta das 17h e seguiram até 22h.

Neste período, 73 chamadas para atendimento do Corpo de Bombeiros foram registradas. A maior parte dos chamados foi para alagamentos, enxurradas e colapso de estruturas. Uma árvore de grande porte caiu e atingiu dois carros e vídeos mostraram veículos sendo arrastados pela água em avenidas da capital.

Bairro de BH registra 40% da chuva média de dezembro em 3 horas

Segundo a Defesa Civil, em três horas choveu 40,3% da média estimada para o mês somente na região Oeste, totalizando 136,6 milímetros.

Segundo a Defesa Civil, a média de dezembro é 339,1 mm. Em quase todas as regiões da capital foram registrados mais de 100 milímetros de chuva concentrada. A segunda região com maior volume de chuvas foi a área da Pampulha, com 119,6 mm (35,3%).

Em seguida, aparecem as regiões Nordeste, com 115,8 mm (34,1%), Venda Nova, com 108,4 mm (32%), Norte, com 104 mm (30,7%), Noroeste, com 101,2 mm (29,8%), a Leste, com 100,4 mm (29,6%), Centro Sul, com 96 mm (28,3%) e, por último, Barreiro, com 70,6 mm (20,8%).

A Defesa Civil também emitiu um alerta de risco geológico, que vale até sábado (10), em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 72 horas. A recomendação é para que as pessoas fiquem atentas ao sinais de deslizamentos, como trincas nas paredes, rachaduras no solo, inclinação de postes e árvores, entre outros.

UOL - O melhor conteúdo