Terremoto de magnitude 6,4 na Califórnia deixa 2 mortos e 70 mil sem luz

Por Com AFP e Reuters 21/12/2022 - 08:26 hs
Foto: Fred Greaves/Reuters
Terremoto de magnitude 6,4 na Califórnia deixa 2 mortos e 70 mil sem luz
Terremoto de magnitude 6,4 na Califórnia deixa 2 mortos e 70 mil sem luz

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o norte da Califórnia na madrugada desta terça-feira (20), deixando dois mortos e mais de 70 mil pessoas sem energia elétrica.

O tremor foi registrado por volta das 2h30 locais (7h30 em Brasília) no Pacífico, a cerca de de 40 quilômetros a sudoeste da cidade portuária de Eureka, no condado de Humboldt, informou o Serviço Geológico dos EUA.

Em seguida, foram registrados vários tremores secundários. Não foi emitido alerta de risco de maremoto.

Segundo o gabinete do xerife de Humboldt, duas pessoas morreram "devido a emergências médicas" durante e após o terremoto, e 11 pessoas ficaram feridas. As identidades das vítimas não foram reveladas.

Cerca de 73 mil pessoas estavam sem luz na região durante a tarde, segundo o site especializado Power Outage. "Não há eletricidade em todo o condado", disse no Twitter o Serviço de Emergência de Humboldt.

Estradas foram bloqueadas devido a deslizamentos de terra, e uma ponte em Ferndale foi fechada devido a rachaduras. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram janelas quebradas e itens caídos no chão dentro de residências e estabelecimentos comerciais.

"O tremor foi bastante intenso", disse à agência de notícias Reuters Daniel Holsapple, 33, morador da cidade de Arcata. Ele relata ter pegado seu gato de estimação e corrido para fora de casa na escuridão após ser acordado no meio da madrugada pelo terremoto.

"Não dava para ver nada que estava acontecendo. Só dava para ouvir aquele ruído grave da fundação da casa vibrando", afirmou.

O terremoto chegou a ser sentido de maneira mais fraca na cidade de San Francisco, a cerca de 350 quilômetros ao sul do epicentro, sem provocar danos.

Terremotos são eventos geológicos com o potencial de destruir cidades inteiras e provocar grande número de mortes. Mas, afinal, como eles acontecem?

A explicação está no movimento das placas tectônicas, blocos que flutuam sobre o manto, uma das camadas que está no interior da Terra. O movimento dessas placas pode provocar tremores.

A Califórnia fica localizada na ponta da placa Norte-Americana, perto de onde ela se encontra com a placa do Pacífico. Por isso, terremotos são frequentes na região.

UOL - O melhor conteúdo