Ministério da Justiça libera uso da Força Nacional na posse de Lula

Por Giovanna Galvani 28/12/2022 - 08:16 hs
Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Ministério da Justiça libera uso da Força Nacional na posse de Lula
Homens da Força Nacional de Segurança no Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios, em Br

A autorização foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, e prevê que a Força Nacional de Segurança Pública atue junto à PRF (Polícia Rodoviária Federal) na posse de Lula (PT).

O período estipulado pela portaria autoriza o uso da Força entre ontem, 27 de dezembro, e 2 de janeiro de 2023, nas "atividades de escolta".

A portaria não determina quantos agentes da Forças serão deslocados, mas afirma que o contingente seguirá "planejamento" definido pela diretoria das tropas.

A Força Nacional não faz parte das Forças Armadas. Ela é composta por policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos dos estados que atuam conforme autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública em ocasiões específicas, como ameaça à ordem pública e em situações de calamidade.

A Operação Posse Presidencial da PRF teve início oficial decretado ontem.

Segundo a corporação, a PRF será a responsável pela escolta de "todos os chefes de Estado e dignitários" que irão comparecer à cerimônia.

Também é previsto o "policiamento e fiscalização nas rodovias federais por todo o país, especialmente naquelas que ligam as demais regiões à capital federal", informou a PRF.

Uma ameaça de ataque terrorista planejada para o dia da posse, desvendada pela Polícia Federal na semana passada, aumentou a tensão em relação à segurança do ato inaugural do terceiro mandato de Lula.

UOL - O melhor conteúdo