Bolsonaro é internado em hospital em Orlando, nos EUA

Por Juliana Dal Piva 09/01/2023 - 16:31 hs
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Bolsonaro é internado em hospital em Orlando, nos EUA
Ex-presidente Jair Bolsonaro em um das internações

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital em Orlando, nos Estados Unidos, onde está desde o dia 30 de dezembro. A informação foi noticiada primeiro pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pela coluna.

Segundo interlocutores de Bolsonaro ouvidos pelo UOL, ele passou mal de madrugada, com dores abdominais, e deu entrada às 4h (horário da Flórida) no AdventHealth Celebration para fazer exames de imagem. Os exames foram realizados para verificar uma possível obstrução intestinal e aderências.

A última vez que o ex-presidente foi internado foi em 28 de março do ano passado, quando ele esteve no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após também sentir um desconforto abdominal — no mesmo dia em que o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração após a suspeita de corrupção com balcão de negócios do MEC durante a sua gestão.

Cirurgias após a facada

Desde que foi atingido por uma facada em setembro de 2018 durante a campanha para as eleições presidenciais, o ex-presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.

03 de janeiro de 2022 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo - Bolsonaro fica três dias internado para tratamento de uma obstrução intestinal após ingerir um camarão sem mastigar durante férias em Santa Catarina.

28 de março de 2022 - Hospital das Forças Armadas, Brasília - Bolsonaro ficou um dia internado para tratar um desconforto abdominal. Houve suspeita de nova obstrução intestinal, o que acabou não se confirmando.

UOL - O melhor conteúdo