Campeão de votos, André Fernandes corre o risco de ter posse suspensa na Câmara após envolvimento com atos golpistas

Por Luzenor de Oliveira 12/01/2023 - 08:27 hs
Foto: Reprodução
Campeão de votos, André Fernandes corre o risco de ter posse suspensa na Câmara após envolvimento com atos golpistas
Campeão de votos, André Fernandes corre o risco de ter posse suspensa na Câmara

Eleito como campeão de votos à Câmara Federal, o deputado estadual André Fernandes, do PL, desembarca, no dia primeiro de fevereiro, em Brasília, para assumir o mandato parlamentar, despertando curiosidade e olhares dos aliados do ex-presidente Bolsonaro e da base de apoio ao presidente Lula. Antes mesmo de assumir o mandato, André já enfrenta desafios e contratempos após entrar na lista de 11 parlamentares que são alvo de uma ação do PSOL com pedido de suspensão da posse por envolvimento com os atos golpistas em Brasília.

André é acusado de estimular as ações de vandalismo e quebra-quebra nas sedes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. A petição do PSOL, com pedido de providencias contra os parlamentares, está nas mãos do Ministro do STF, Alexandre de Moraes. No documento, estão registros das postagens de deputados e senadores acusados de incentivar e, ao mesmo tempo, celebrar o vandalismo, no último domingo, em Brasília.

André Fernandes, que não esteve na Praça dos Três Poderes durante a invasão ao Congresso, STF e Palácio do Planalto, publicou uma foto comemorando a porta arrancada do gabinete de Alexandre de Moraes. A lista de parlamentar na mira do STF tem, além de André Fernandes, os deputados Ricardo Barros (PL-SP), José Medeiros (PL-MT), Coronel Tadeu (PL-SP) e Carlos Jordy, do PL do RJ, e do senador eleito Magno Malta, do PL do Espírito Santo.

A nova polêmica envolvendo o deputado federal eleito André Fernandes ganha destaque, nesta quinta-feira (12), no Jornal Alerta Geral, que começa às 7 da manhã. Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais 20 emissoras de rádio no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.

CERCO DA PGR A ANDRÉ

André Fernandes (PL-CE) e mais duas deputadas, Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP), devem ser investigados por incitação aos atos golpistas registrados em Brasília, após um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (11).

A base do pedido de inquérito são as publicações dos parlamentares nas redes socais. Segundo a PGR, as mensagens estimularam as ações criminosas de extremistas na Praça dos Três Poderes. Quem assina o pedido, é o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Ele disse ver indícios de incitação ao crime e de tentativa de abolir a democracia.

“A estrutura normativa do crime de incitação ao crime de impedir ou restringir o livre exercício dos três Poderes da União, ao nível dos seus pressupostos típicos objetivos, está toda preenchida, sendo desnecessária a demonstração de nexo causal entre o conteúdo da postagem e a situação perigosa que efetivamente conduziu à lesão do bem jurídico tutelado”, diz um trecho do documento.

Os deputados diplomados podem pegar mais de oito anos de prisão se forem condenados.

CANDIDATO MAIS VOTADO

O deputado André Fernandes (PL), de 24 anos, foi o mais votado para deputado federal, no Ceará. Ele foi eleito deputado federal com 229.509 votos. Em 2018, ele já havia se destacado no cenário político ao ser o deputado estadual mais votado do Estado, com 109.742 votos, aos 20 anos.