‘Gritei tão alto que desmaiei’: Talibã volta a usar antigos métodos de tortura

Por Redação CNN 22/04/2023 - 08:56 hs
Foto: WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
‘Gritei tão alto que desmaiei’: Talibã volta a usar antigos métodos de tortura
Jornalistas mostram marcas de espancamento pelo Talibã em Cabul

Mohammad Zafri diz que sua memória está confusa depois de sobreviver a espancamentos implacáveis do Talibã. Mas um evento difícil de esquecer foi ser convocado na primavera passada para a sede do grupo militante para coletar documentos que ele havia deixado para trás, tendo sido funcionário do governo anterior, apoiado internacionalmente. Não querendo causar problemas, ele foi – apenas para perceber tarde demais que era uma armadilha.

Zafri – cujo nome verdadeiro a CNN não divulga por motivos de segurança – disse que estava do lado de fora dos escritórios do Talibã quando sentiu um forte soco na nuca. Ele caiu no chão e foi arrastado para dentro, ele lembrou.

“Havia cerca de 12 membros do Talibã me cercando, eles me amarraram a uma cadeira e começaram a me bater por todos os lados”, disse Zafri à CNN.

 Afeganistão após Talibã barrar colaboradoras

O homem de 36 anos alegou que foi detido e torturado por quase quatro meses, depois que o Talibã o acusou de conspirar contra eles trabalhando com a Frente de Resistência Nacional (NRF), um grupo guerrilheiro que travava uma guerra contra o Talibã.

“Eles tentaram me estrangular e sufocar amarrando um saco plástico em meu rosto, dizendo-me para confessar que trabalhava para a NRF”, disse ele. “Mas como nunca participei, não confessei… Aí me penduraram de cabeça para baixo, uma vez pelos pés, outra pelas mãos.”

Ele acrescentou: “Eu gritei tão alto que desmaiei por causa do trauma”.

Voltando ao seu antigo método

Na época de sua rápida tomada de poder em agosto de 2021, o Talibã rapidamente apresentou uma imagem nova e reformada, relativamente progressista, inclusiva e contida em comparação com seu regime repressivo anterior, de 1996 a 2001.

Uma das promessas que o grupo fez foi que não buscaria retaliação contra seus inimigos políticos. Mas esta e outras promessas foram descartadas desde então, já que o Talibã montou um ataque contínuo aos direitos das mulheres, perseguiu grupos minoritários e fez ex-funcionários desaparecerem à força, de acordo com grupos de direitos humanos – causando medo nos corações da maioria dos afegãos.

Em um movimento vindo direto das páginas de seu antigo manual, em novembro o Talibã ordenou que os juízes impusessem uma interpretação estrita da lei islâmica sob a qual as penalidades para ofensas percebidas podem incluir execuções públicas, açoitamento e amputações, o tipo de punição corporal brutal que era um característica notória de seu governo passado. Semanas depois, o grupo islâmico realizou a primeira execução pública conhecida no país desde que voltou ao poder.

Embora não haja números oficiais disponíveis, um relatório deste ano do relator especial das Nações Unidas sobre direitos humanos no Afeganistão, Richard Bennett, disse que as autoridades teriam açoitado mais de 180 pessoas entre 18 de novembro de 2022 e 15 de janeiro. De acordo com o relatório, homens, mulheres e crianças estavam entre os acusados de crimes como roubo, relacionamentos ilegítimos ou “violação de códigos de comportamento social”.

O relatório, publicado em 9 de fevereiro, observa que a violação sistemática dos direitos humanos de mulheres e meninas no país “se aprofundou ainda mais” desde a apresentação inicial de Bennett de suas descobertas e acusa o Talibã de usar “medo e políticas repressivas” para reprimir comunidades.

CNN abordou outros afegãos que teriam sido vítimas do regime do Talibã, mas eles se recusaram a falar oficialmente por medo de represálias. Com as restrições da mídia dentro do país afetando severamente a capacidade dos jornalistas de responsabilizar o poder, o Talibã não enfrenta nenhuma responsabilidade real por suas ações.

CNN procurou o Talibã para obter uma resposta sobre os números detalhados no relatório de Bennett e as reivindicações das vítimas de detenção, tortura e silêncio forçado, mas ainda não recebeu uma resposta.










Militante do Talibã em desfile de armamentos em comemoração à saída dos EUA do Afeganistão

STRINGER/EPA-EFE/Shutterstock

Punição necessária para ‘reformar a sociedade’

Apesar do controle rígido do Talibã sobre os meios de comunicação e o uso das mídias sociais pelas pessoas, os vídeos ainda conseguem aparecer on-line, lançando luz sobre a vida sob seu domínio.

O Afghan Witness, um grupo independente de direitos humanos que verifica informações sobre os eventos atuais no Afeganistão, disse à CNN que, embora alguns casos de abusos de direitos humanos no país tenham surgido, a verdadeira escala é provavelmente muito maior.

“Às vezes, as vítimas não são identificadas, às vezes os perpetradores não são identificados. No geral, os números reais são provavelmente muito maiores”, disse David Osborn, líder da equipe da Afghan Witness.

Em janeiro, um vídeo filmado no estádio de futebol de Kandahar que mostrava homens e mulheres sendo açoitados publicamente na frente de milhares de espectadores causou ondas de choque quando foi publicado online. A punição pública foi aprovada pela Suprema Corte do Afeganistão, que disse que nove “criminosos” foram punidos por roubo e adultério.

O vídeo em Kandahar foi gravado em um celular por um afegão para quem a CNN está usando o pseudônimo de Sibghatullah, por questões de segurança. Ele disse que cerca de 5 mil pessoas estavam lá para testemunhar o açoitamento e que, antes de começar, as autoridades do Talibã disseram que a punição era necessária para “reformar a sociedade”.

“Senti que aqueles que foram punidos tinham vergonha [do que fizeram] por isso não gritaram enquanto eram punidos… Não fiquei feliz por terem sido punidos publicamente”, disse ele.

Sibghatullah acrescentou que começou a gravar para que o maior número possível de pessoas pudesse ver o que estava acontecendo, embora os telefones fossem proibidos e ele próprio corresse o risco de ser punido se fosse pego.

“Países ao redor do mundo sabem como são os talibãs, porque ainda mantêm relações com eles, e a comunidade internacional pode ver tudo com seus próprios olhos”, afirmou. “Eu só fiz este vídeo para as pessoas (comuns) verem (o que estava acontecendo).”

Enquanto isso, a segurança e o bem-estar dos jornalistas afegãos estão sob crescente ameaça.

Desde agosto de 2021, foram registrados 245 casos de violação de direitos contra a imprensa, incluindo 130 casos de detenção, segundo o relatório de Bennett. Muitos jornalistas locais enfrentam perseguições, ataques e detenções, o que os deixa com medo de falar ou publicar qualquer coisa que contradiga a mensagem do Talibã.

É algo que Zabihullah Noori, que trabalhou como jornalista por cerca de oito anos na Rádio Takharistan, sabe muito bem.









Zabihullah Noori, 27, mostra hematomas nas pernas que diz terem sido infligidos pelo Talibã Divulgação / Zabihullah Noori

‘Achei que ia morrer’

Noori disse à CNN que estava com sua família quando até 30 membros do Talibã invadiram sua casa na cidade de Taloqan, no nordeste do Afeganistão, em dezembro e espancaram Noori e seus irmãos. Ele disse que eles os atingiram com rifles por causa dos relatórios que ele produziu, que Noori disse incluir uma “mensagem anti-Talibã” publicada antes de seu retorno ao poder.

“Assim que cheguei ao departamento de inteligência (escritórios do Talibã), eles começaram a me espancar com varas elétricas, chicotes e amarraram um saco plástico preto no meu rosto tentando me sufocar”, disse Noori.

“Tentei dizer a eles que sou um repórter e faço reportagens sobre todas as realidades, seja contra o Talibã ou contra o governo anterior”, continuou ele. Noori disse que suas razões não satisfizeram os membros do Talibã e eles continuaram a dizer que ele estava trabalhando com os “infiéis” e “divulgando propaganda”.

“Eles me disseram para ligar para minha mãe, só para ela me ouvir gritar; pensei que fosse morrer”, disse ele.









Noori diz que foi atingido por seus captores talibãs nas pernas e nas costas com uma haste de metal Divulgação / Zabihullah Noori

Na primeira noite, disse Noori, seus captores amarraram suas mãos atrás das costas e bateram em suas pernas com uma barra de metal, o que o deixou com muitos hematomas. Após horas de tortura, o Talibã o deixou em uma cela durante a noite e o torturou novamente no dia seguinte, acrescentou.

No terceiro dia, o homem de 27 anos foi libertado depois que os anciãos da comunidade – que o Talibã tinha em alta consideração – escreveram uma carta em nome de sua mãe, vista pela CNN, implorando por seu retorno.









Ex-jornalista e funcionária da ONU, Torpekai Amarkhel, 42, morreu na costa da Itália em fevereiro depois de fugir do Afeganistão.

Divulgação / Kabul News TV

Muitos outros afegãos tentaram fugir do país desde que o Talibã retomou o poder, mas nem todos sobreviveram.

Entre aqueles que perderam suas vidas enquanto tentavam começar uma nova vida está a ex-jornalista afegã e funcionária da ONU, Torpekai Amarkhel, 42, que foi uma dos mais de 60 migrantes que morreram depois de embarcar na perigosa jornada para a costa da Calábria na Itália em fevereiro com seu família. Após sua morte, a secretária-geral da Anistia Internacional, Agnes Callamard, twittou “seu afogamento simboliza a traição de uma nação”.

Fereshta Abbasi, pesquisadora da Human Rights Watch, disse à CNN que, desde o retorno do Talibã, um jornalista local disse a ela como o cenário da mídia é sombrio, ameaçando a liberdade de expressão.

“Tínhamos um grande número de meios de comunicação no Afeganistão, tínhamos muitos jornais, programas de TV [onde] as mulheres estavam envolvidas”, disse Abbasi.

“A liberdade de expressão e mídia no Afeganistão foi uma das maiores conquistas do país, que infelizmente acabou.”

Enquanto isso, Zafri continua preso no Afeganistão, apesar das repetidas tentativas de sair após sua detenção e tortura pelo Talibã. Ele disse que agora perdeu a esperança de tentar partir, embora ele e sua família estejam vivendo em condições terríveis.

Ele acrescentou, porém, que se algum dia conseguisse alcançar a segurança, gostaria de escrever um livro sobre seu tempo na prisão.

“Se eu contar tudo sobre as atrocidades do Talibã nas prisões e a opressão dos prisioneiros que testemunhei com meus próprios olhos, talvez ninguém aceite ou talvez digam que sou louco”, disse Zafri.

*Com informações de Ehsan Popalzai.