Ciro quebra silêncio e diz que Lula 'não tem compromisso com a mudança'

Por Redação UOL 13/05/2023 - 09:11 hs
Foto: Reprodução
Ciro quebra silêncio e diz que Lula 'não tem compromisso com a mudança'
Ciro Gomes quebra silêncio

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou o presidente Lula (PT) e disse que o atual chefe do Executivo não tem compromisso com a mudança. As declarações foram dadas em palestra na Universidade de Lisboa, em Portugal.

O que Ciro disse?

Ciro opinou que "falta projeto" para o atual governo. "O presidente do Banco Central em maio do ano passado é o mesmo de hoje. O presidente da Câmara e do Senado são os mesmos por acordo. O outro diz que é estabilidade e tal", disse.

Ele também questionou se esses acordos para a manutenção dos presidentes das Casas legislativas dão certo. "Contemporizar com o crime em nome de uma pseudogovernabilidade. Que governabilidade é essa? Qual é a proposta? Por que é eleito o presidente do Brasil? Em uma eleição qualificada pelo ódio e pela negação", perguntou.

Além disso, Ciro comparou Lula com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticou a conciliação com as "forças derrotadas". "Vou me conciliar com as forças derrotadas? Bolsonaro fazia orçamento secreto e era abominação; Lula faz e é pragmatismo político", afirmou.

Para o ex-ministro, "Lula nunca quis mudar". "Não tem compromisso com a mudança do Brasil. É o responsável pelo reacionarismo dominante no Brasil", avaliou.

UOL - O melhor conteúdo